Comunidade Católica Shalom comemora 40 anos com encontro de missionários com Papa Francisco em Roma

Dos dias 23 a 28 de setembro, a Comunidade Católica Shalom reúne missionários do mundo inteiro para comemorar o aniversário de 40 anos de fundação, em Roma e Assis. Com o tema “Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos Jovens e Amigos dos Pobres”, o evento terá uma programação de visita às principais basílicas das cidades italianas e um encontro com o Papa Francisco.

A viagem, que acontece a cada cinco anos, é uma oportunidade de peregrinação que relembra e atualiza a experiência dos membros consagrados da comunidade com o sucessor de Pedro, primeiro Papa e fundador da Igreja Católica. Além disso, o momento também marca a comemoração de 40 anos da entidade reconhecida pelo Vaticano no ano de 2012.

Segundo o organizador e membro da Comunidade Católica Shalom, Padre Franco Galdino, o evento vem sendo organizado desde o início de 2022 por uma equipe de voluntários de 40 missionários, e a expectativa maior é para o encontro com pontífice no penúltimo dia da viagem, 26 de setembro, às 9h30 da manhã.

“O que faz brilhar os nossos olhos e toda a equipe de serviço é preparar o encontro da Comunidade Shalom com o santo Papa, que para nós é muito significativo, já que a comunidade nasceu há 40 anos do jovem Moyses, fundador da associação, que diante do sucessor de Pedro, o Papa João Paulo II, ofertou a sua vida e se colocou à disposição para servir aqueles que estavam distantes de Cristo e da Igreja”, declarou o padre.

Para a missionária e economista Maria Cláudia, que já participou duas vezes da convenção, e já está Roma, o momento é uma oportunidade de se reunir com a família Shalom e de renovar a oferta de vida aos pés do Papa.

“Minha expectativa é reviver esta experiência como comunidade, além de estar ansiosa para saber o que ele tem a nos dizer neste momento em que comemoramos 40 anos de um projeto de Deus, primeiro para nossa cidade Fortaleza e atualmente em vários lugares no mundo”, afirma ela.

Comunidade Católica Shalom

Criada em 1982 na cidade de Fortaleza, Ceará, a Comunidade Católica Shalom foi fundada por Moysés Azevedo, aos 20 anos, após o missionário ser escolhido pelo arcebispo da capital cearense, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa em nome dos jovens da Arquidiocese.

Moysés rezou pedindo a Deus um presente digno de Sua Santidade e, em 9 de julho, entregou a João Paulo II uma carta em que se colocou à disposição de Deus e da Igreja na evangelização dos jovens.

Dois anos após o encontro com o pontífice, é inaugurado o primeiro Centro Católico de Evangelização Shalom, uma lanchonete e uma livraria cuja missão é anunciar o amor de Deus às pessoas que ali chegam para lanchar, buscar aconselhamento, ajuda ou consolo.

Completando 40 anos de instituição em 2022, a comunidade está presente em cerca de 26 países ao redor do mundo como os Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Angola, Reino Unido e Argentina, com mais de dez mil membros engajados em sua obra.

Além da espiritualidade, a associação também investe em diversos projetos de transformação social para crianças, jovens, adultos e idosos, e realiza anualmente o maior festival de música católica da América Latina, o Halleluya.

Serviço

Quando: 23 a 28 de setembro