Como surgiu a Jornada Vocacional - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Como surgiu a Jornada Vocacional

Acontecerá no dia 27 de agosto de 2011 a II Jornada Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza. Em sua segunda edição, a Jornada tende a ir tomando corpo e um estilo próprio no seu desenvolvimento.

COMO SURGIU A JORNADA VOCACIONAL?

A Jornada Vocacional surgiu com outro nome. Era chamada de show vocacional e começou no Seminário de Teologia, como expressão pastoral de preocupação com a questão vocacional por parte dos seminaristas da época.

Inicialmente era um evento mais localizado dentro da Paróquia São Francisco de Assis, Dias Macêdo, onde a maioria dos seminaristas exercia suas atividades pastorais. No ano de 2009, por sugestão do pe. Élio e da Equipe de Formação do Seminário de Teologia, as outras Casas de Formação da Arquidiocese – Filosofia e Propedêutico também começaram a integrar a organização do evento. Geralmente numa sexta-feira à noite no próprio Seminário São José – Teologia, no Castelão.

No ano de 2010, com a ida do pe. Rafhael como Diretor Espiritual para o Seminário de Teologia, substituindo o pe. Élio, uma vez que ele também era Coordenador da Pastoral Vocacional da Arquidiocese, propôs-se estender também o evento “show vocacional” à Pastoral Vocacional Arquidiocesana. Assim, em 2010, além dos Seminários da Arquidiocese, também a Pastoral Vocacional passou a integrar a organização do show.

Na ocasião da preparação do show vocacional 2010, foram convidadas outras pessoas externas aos Seminários, leigos e leigas de Comunidades e Movimentos da Igreja Arquidiocesana. Foi no primeiro encontro deste grupo que se pensou em dar nova roupagem ao show vocacional que dali em diante passou a ser chamado de JORNADA VOCACIONAL, o que faz lembrar, inclusive vários eventos de Igreja, que levam essa nomenclatura, tal como a Jornada Mundial da Juventude, as Jornadas Mundiais de Oração por essa ou aquela intenção.

Na verdade, a Jornada Vocacional que ser um momento forte da Igreja Particular de Fortaleza na tomada da consciência vocacional por parte de todos os cristãos batizados, para que sintam ainda mais o chamado de Deus para a vida de discípulos missionários de Jesus Cristo. Vocação e tomada de consciência que devem atingir a todos, casados, solteiros, jovens, adultos, crianças, idosos, padres, religiosas e religiosos, enfim.

Assim, em 2010, na primeira edição oficial da Jornada Vocacional, reformulação do show vocacional, muitos jovens, entre 1.500 a 1800 jovens, puderam ouvir,  cantar a vocação e DESPERTAREM para o chamado de Deus em suas vidas. Esperamos que neste ano de 2011, na segunda edição da Jornada, antecedida pela Jornada Mundial da Juventude, em Madri, muitos mais jovens unam-se a nós no desejo de discernir e buscar responder aos apelos do chamado do Senhor.

2 Comentários »

2 Comentários »

  • Givoneide disse:

    Fico muito feliz em saber que a Jornada VOCAIONAL vai estar acontecendo este ano e desejo que também aconteça ainda por muitos anos. Pena que este ano concidiu com O Embalo dos Catequistas, que também acontecerá no mesmo dia , na Igreja Nossa Senhora dos Rémedios. (as 19:00h) Sou do Serviço de Animação e tb da Catequese. Todos dois eventos são importantes para mim. Mas tenho que optar por um. Espero que no próximo ano não aja choque de datas.
    Um abraço

  • Marcos Paulo disse:

    Sou vocacionado redentorista, e estarei nesse momento forte de escuta do chamado de Deus. Concerteza será bom de mais. Caucaia-CE


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Sínodo 2023: “o exercício da escuta é o único remédio capaz de curar os males do nosso tempo”, afirma dom Dirceu

Assinado acordo Santa Sé e República Democrática de São Tomé e Príncipe

Ações sociais do Regional Nordeste 2 receberão apoio do Fundo Nacional de Solidariedade

A Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria

Falece o salesiano cearense Padre Raimundo Ricardo Sobrinho