Comissão Bíblico-Catequética promove mais duas edições da live “A Celebração do Mistério Cristão”, dias 23 e 30 de junho

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, nos dias 23 e 30 de junho, às 19h30, a live “A celebração do mistério cristão” – segunda seção da segunda parte do Catecismo. A série de lives é para celebrar os 30 anos de publicação do Catecismo da Igreja Católica.

Nas duas ocasiões a temática será aprofundada pelo bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e membro da Comissão para Liturgia da CNBB, dom Armando Bucciol. A transmissão ao vivo será pelas redes sociais da CNBB (Youtube e Facebook) e Catequese do Brasil, no Youtube.

Lives celebrativas

A Comissão para a Animação Bíblico Catequética da CNBB propõe uma série de lives por ocasião dos 30 anos do Catecismo da Igreja Católica com o objetivo de “celebrar a publicação deste texto, que se tornou uma grande referência para o caminho da Igreja, especialmente da Catequese, nos últimos anos”, informa a assessora da Comissão, Mariana Venâncio.

Mariana Venâncio informou que os eventos periódicos, propostos pela Comissão, ajudarão a retornar ao texto do Catecismo da Igreja Católica, revisitando suas principais temáticas e aprofundando seu sentido com a ajuda de assessores convidados para cada mês.

“Consideramos que esta seja uma forma catequética de celebrar seus 30 anos: destacando sua grande contribuição, aprofundando em seu conhecimento e percebendo como sua recepção vai se modificando e amadurecendo com o passar do tempo, sem que o brilho de suas páginas deixe de refletir a luz da Igreja, em sua fidelidade ao Evangelho”, salientou.

Padre Jânison de Sá, também assessor da Comissão, acrescentou que nesses 30 anos se fizeram muitas reflexões, estudos. “Nos 20 anos, a CNBB organizou um Congresso e agora nos 30 anos, nós estamos realizando uma série de formações e também teremos um Seminário Nacional de Catequese, nos dias 11 a 15 de julho, com o tema: CIgC – 30 anos, e assim, o catecismo é importante no seu conteúdo para ajudar os cristãos a aprofundar e conhecer melhor a fé católica”, explica.

Para ele, o texto já é conhecido, mas sempre novo e importante para “revisitarmos e aprofundarmos os conteúdos do Catecismo com a diversidade de assessores que nós teremos durante o ano”.

Ao menos duas lives por mês, até novembro, estão programadas. E além do Seminário Nacional de Catequese, em julho, também em outubro, de 3 a 7, a Comissão realizará um Curso de Catequese Missionária, em parceria com o Centro Cultural Missionário, o CCM.

O Catecismo da Igreja Católica (CIC)

O Catecismo da Igreja Católica é uma exposição sistemática da doutrina Católica publicada no ano de 1992. A apresentação do seu conteúdo está organizada em quatro partes, a saber, a fé professada (a explicação do Credo), a fé celebrada (a apresentação da liturgia da Igreja), a fé vivida (a moral ou exigências dos mandamentos) e a fé rezada (a vida de oração da Igreja).

As bases que fundamentam toda essa apresentação são: a Sagrada Escritura, a Tradição Apostólica e o Magistério da Igreja. Esse conteúdo constitui a riqueza do pensamento da Igreja sobre os mais variados assuntos e dimensões da vida da pessoa humana, da Igreja e da sociedade.

Adquira o Catecismo da Igreja Católica no site das Edições CNBB