Comissão Bíblico-Catequética promove mais duas edições da live “A Celebração do Mistério Cristão”, dias 23 e 30 de junho - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Comissão Bíblico-Catequética promove mais duas edições da live “A Celebração do Mistério Cristão”, dias 23 e 30 de junho

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, nos dias 23 e 30 de junho, às 19h30, a live “A celebração do mistério cristão” – segunda seção da segunda parte do Catecismo. A série de lives é para celebrar os 30 anos de publicação do Catecismo da Igreja Católica.

Nas duas ocasiões a temática será aprofundada pelo bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e membro da Comissão para Liturgia da CNBB, dom Armando Bucciol. A transmissão ao vivo será pelas redes sociais da CNBB (Youtube e Facebook) e Catequese do Brasil, no Youtube.

Lives celebrativas

A Comissão para a Animação Bíblico Catequética da CNBB propõe uma série de lives por ocasião dos 30 anos do Catecismo da Igreja Católica com o objetivo de “celebrar a publicação deste texto, que se tornou uma grande referência para o caminho da Igreja, especialmente da Catequese, nos últimos anos”, informa a assessora da Comissão, Mariana Venâncio.

Mariana Venâncio informou que os eventos periódicos, propostos pela Comissão, ajudarão a retornar ao texto do Catecismo da Igreja Católica, revisitando suas principais temáticas e aprofundando seu sentido com a ajuda de assessores convidados para cada mês.

“Consideramos que esta seja uma forma catequética de celebrar seus 30 anos: destacando sua grande contribuição, aprofundando em seu conhecimento e percebendo como sua recepção vai se modificando e amadurecendo com o passar do tempo, sem que o brilho de suas páginas deixe de refletir a luz da Igreja, em sua fidelidade ao Evangelho”, salientou.

Padre Jânison de Sá, também assessor da Comissão, acrescentou que nesses 30 anos se fizeram muitas reflexões, estudos. “Nos 20 anos, a CNBB organizou um Congresso e agora nos 30 anos, nós estamos realizando uma série de formações e também teremos um Seminário Nacional de Catequese, nos dias 11 a 15 de julho, com o tema: CIgC – 30 anos, e assim, o catecismo é importante no seu conteúdo para ajudar os cristãos a aprofundar e conhecer melhor a fé católica”, explica.

Para ele, o texto já é conhecido, mas sempre novo e importante para “revisitarmos e aprofundarmos os conteúdos do Catecismo com a diversidade de assessores que nós teremos durante o ano”.

Ao menos duas lives por mês, até novembro, estão programadas. E além do Seminário Nacional de Catequese, em julho, também em outubro, de 3 a 7, a Comissão realizará um Curso de Catequese Missionária, em parceria com o Centro Cultural Missionário, o CCM.

O Catecismo da Igreja Católica (CIC)

O Catecismo da Igreja Católica é uma exposição sistemática da doutrina Católica publicada no ano de 1992. A apresentação do seu conteúdo está organizada em quatro partes, a saber, a fé professada (a explicação do Credo), a fé celebrada (a apresentação da liturgia da Igreja), a fé vivida (a moral ou exigências dos mandamentos) e a fé rezada (a vida de oração da Igreja).

As bases que fundamentam toda essa apresentação são: a Sagrada Escritura, a Tradição Apostólica e o Magistério da Igreja. Esse conteúdo constitui a riqueza do pensamento da Igreja sobre os mais variados assuntos e dimensões da vida da pessoa humana, da Igreja e da sociedade.

Adquira o Catecismo da Igreja Católica no site das Edições CNBB

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Falece Dom Cláudio Hummes, OFM, 5° Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Nota de pesar da Arquidiocese de Fortaleza pelo falecimento de Dom Cláudio Hummes, OFM

Nota de falecimento de Dom Cláudio Hummes

Inscrições para participação on-line no 7º Encontro Nacional são prorrogadas até o dia 10 de julho

O Papa desmente rumores de renúncia e diz querer viajar a Moscou e Kiev