Coleta da Solidariedade: um dos gestos concretos da Campanha da Fraternidade

“O grande gesto concreto da Campanha da Fraternidade é a conversão do coração, verdadeira mudança de vida que se dá a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo. Deste encontro brota naturalmente o compromisso com a fraternidade, com uma vida de santidade e serviço ao próximo.

Outra importante expressão da Campanha da Fraternidade é a Coleta Nacional da Solidariedade, que em 2022 acontecerá no dia 10 de abril, Domingo de Ramos. Este é um gesto concreto, realizado em comunhão, que tem contribuído para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena.

A Coleta da Solidariedade é realizada em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses. Ela é parte integrante da Campanha de Fraternidade.

DIA NACIONAL DA COLETA DA SOLIDARIEDADE – Domingos de Ramos, 10 de abril de 2022

Bispo, padres, religiosos(as), lideranças leigas, agentes de pastoral, colégios católicos e movimentos eclesiais são os principais motivadores e animadores da Campanha da Fraternidade. A Igreja espera que com essa motivação todos participem, oferecendo sua solidariedade em favor das pessoas, dos grupos e das comunidades, pois: “Ao longo de uma história de solidariedade e compromisso com as incontáveis vítimas das inúmeras formas de destruição da vida, a Igreja se reconhece servidora do Deus da Vida”. O gesto fraterno da oferta tem um caráter de conversão quaresmal, condição para que advenha um novo tempo marcado pelo amor e pelo cuidado que valoriza a vida”.

(Texto Base da CF págs 109 e 110)

O Fundo de Solidariedade

Desde a sua criação, em 1998, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) vem apoiando centenas de projetos sociais em diferentes regiões do país. Esta iniciativa foi  aprovada durante a 36ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é resultado da Coleta da Solidariedade realizada no Domingo de Ramos.

Essa arrecadação de fundos integra as atividades da Campanha da Fraternidade, com participação efetiva das dioceses, paróquias e comunidades. Do valor total arrecadado 40% são enviados ao Fundo Nacional da Solidariedade, gerido pela CNBB. Os outros 60% atenderão a projetos sociais existentes nas arquidioceses/dioceses,  administrados pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).

O Fundo de Solidariedade é uma expressão concreta da organização da fraternidade, da solidariedade de um comunidade, de uma diocese. Isto permite (ou deve permitir) minimamente atender, socorrer as necessidades mais urgentes das pessoas, famílias em situação de vulnerabilidade.

Na Arquidiocese de Fortaleza, conforme inspiração e orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Cáritas Brasileira,  “O Fundo de Solidariedade tem o objetivo de apoiar pequenos projetos que combatam a exclusão social, a partir da promoção da organização dos grupos de pessoas excluídas, reforçando os laços de solidariedade entre eles e entre os agentes de pastorais e organizações sociais comprometidos com a promoção humana e as transformações sociais.”  (Cartilha Fundo Diocesano de Solidariedade, 2009, Cáritas Brasileira-Organismo da CNBB)

Rosélia Follmann,
Equipe Arquidiocesana de Animação das Campanhas