CNBB disponibiliza vídeos da CF 2023 a ser veiculados nas tvs católicas e em redes sociais

A Assessoria de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a TV Aparecida produziram uma série de três VTs sobre a Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é: “Fraternidade e Fome”. Os vídeos poderão ser usados pelas TVs de inspiração católica no intervalo de suas programações, veiculados em redes sociais e também em momentos formativos sobre a Campanha da Fraternidade por toda a Igreja no Brasil.

O objetivo destes produtos, de acordo com o assessor de comunicação interino da CNBB, Willian Bonfim, é oferecer por meio do audiovisual, recursos de comunicação em linguagem simples e direta capazes de fazer a mensagem central da Campanha da Fraternidade deste ano se propagar, chegar a mais pessoas e mobilizar as comunidades católicas a se envolverem neste importante momento que a Igreja no Brasil assumiu como forma de vivenciar a Quaresma.

A Ascom CNBB, por meio de seu assessor de comunicação interino, preparou os roteiros a partir do Texto-Base da Campanha e também contribuiu, pelo trabalho da jornalista Larissa Carvalho, com o levantamento de fotos e imagens da Igreja no Brasil para cobrir a narração.

A narração dos VTs ficou por conta do próprio secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Joel Portella Amado, e da locutora Andreia Zanatti, que cedeu gratuitamente os direitos à CNBB e à Campanha. Da TV Aparecida, o time que colaborou na produção foi a produtora Vivian Reis, o editor Carlos Henrique Dias e o coordenador de criação Augusto Fagundes. Abaixo, apresentamos, uma breve descrição de cada vt, bem como a orientação do período para sua veiculação, considerando o planejamento da Campanha.

1º VT – APRESENTAÇÃO DA CAMPANHA
Conteúdo: Com 30 segundos, o primeiro vt, narrado pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella amado, apresenta o tema e o lema da CF 2023 e chama a atenção para o flagelo da fome no Brasil. Fenômeno que atinge 33 milhões de brasileiros de acordo com II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II Vigisan) de abril de 2022 da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania Alimentar e Nutricional (PENSSAN).l do mapa da fome.

Período de veiculação: 17 a 28 de fevereiro

2º VT – AÇÔES DE COMBATE À FOME
Conteúdo: O segundo vt, com 45 segundos, também narrado pelo secretário-geral da CNBB, apresenta as ações que podem ser feitas para atender ao mandamento de Jesus: “Dai-lhe vós mesmos de comer”, desde os planos individual e na comunidade eclesial até exigência dos representantes políticos, em todos os níveis, que organizem políticas públicas para tirar o Brasil.

Período de veiculação: 1º a 19 de março

3º VT – COLETA DA SOLIDARIEDADE
Conteúdo: O terceiro VT, também com 45 minutos, convida para o gesto concreto de oferta à Coleta Nacional da Solidariedade nas comunidades católicas, no Domingo de Ramos, dia 2 de abril. Apresenta também projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade e a possibilidade de doação por meio de um QR Code.

Período de veiculação: 20 de março a 2 de abril

Link para baixar os VTs:
Os vídeos poderão ser baixados pelo meio deste link (aqui) e também na parte de downloads do site campanhas.cnbb.org.br