Centro Cultural Missionário realiza encontro com o tema “Paróquia Missionária”

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza recebeu de Dom Adriano Vasino Ciocca, bispo de São Félix do Araguai, MT, e presidente da Comissão Episcopal para a Missão Continental, uma carta em que convida a arquidiocese para participar de dois eventos importantes promovidos pelo Centro Cultural Missionário, organismo da CNBB, tendo ambos o mesmo tema: PARÓQUIA MISSIONÁRIA.

1. 3ª Semana de Formação Missionária

Público: Párocos e Vigários.

Período: 15 a 19 de outubro.

2. 3º Encontro Nacional da Missão Continental

Público: Ministros ordenados, religiosos e religiosas, leigos atuantes em projetos missionários, conselhos missionários e coordenação pastoral em Dioceses e Paróquias.

Período: 19 a 23 de novembro

Local: Centro Cultural Missionário, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 3274.3009.

Objetivo Geral

Conhecer e aprofundar as propostas visando tornar a paróquia missionária, permitindo

aos participantes o desenvolvimento das estratégias possíveis para a sua realização

• Redescobrir a vocação da paróquia à luz da perspectiva missionária;

• Aprimorar a reflexão sobre a missionariedade da paróquia missionária mediante

a abordagem de seus diferentes níveis de atuação;

• Fortalecer a consciência missionária dos participantes e orienta‐los a uma prática

evangelizadora sempre mais próxima, inculturada, com horizonte universal;

• Aprender a formar discípulos numa espiritualidade da ação missionária (cf. DAp

284), com abertura para as diferentes propostas para a realizar a proposta da

Missão Continental de uma Igreja em estado permanente de missão.

Conteúdo Programático

Paróquia Missionária: um novo olhar para a paróquia – Pe. José Carlos Pereira, CP, mestre em Ciências da Religião e doutor em Sociologia.

Paróquia em missão popular: como colocá‐la em estado permanente de missão – Pe. Luis Mosconi, animador das Santas Missões Populares.

Cooperação intereclesial entre paróquias (de uma mesma diocese, entre diferentes dioceses) – CCM e POM.

Conclusão, encaminhamentos, avaliação.

Poderão ser efetuadas pela internet através do website: www.ccm.org.br. A taxa,

incluindo formação e hospedagem, é de R$ 350,00. Vagas limitadas.

Segundo dom Adriano, a realização dessas semanas “é uma oportunidade de formação sobre um tema que interessa toda a Igreja, e que está no coração da proposta da Missão Continental. Visa aprofundar os caminhos para buscar uma verdadeira “conversão pastoral” das paróquias: sua reorganização pela dinamização dos serviços paroquiais; as estratégias para fazer com que a riqueza da experiência da missão popular possa coloca‐la em estado permanente de missão; a abertura da paróquia para a experiência da Igreja além-fronteiras”.

Encaminhamento da Arquidiocese

A participação de padres e leigos da Arquidiocese de Fortaleza entrou na pauta do último Conselho Pastoral da Arquidiocese, no dia 9 de setembro e ficou encaminhado que para o primeiro encontro (15 a 19 de outubro) as Regiões Episcopais enviassem um pároco, o que não impede que outros possam ir por conta própria, e possibilitassem também a participação de padres ou leigos no segundo evento (15 a 19 de outubro). Essas duas semanas de formação oferecidas pelo Centro Cultural Missionário podem ajudar em muito nossas paróquias e áreas pastorais a fazer acontecer os dois programas arquidiocesanos da Primeira Urgência do Plano Pastoral:

Programa Arquidiocesano 1 – Formação Missionária na Arquidiocese;

Programa Arquidiocesano 2 – Paróquias missionárias.

Estes eventos vieram em boa hora, pois oferecem, segundo a carta de Dom Adriano, reflexão e estimulo “para que todos os agentes de pastoral atuantes nas dioceses e paróquias possam contribuir para colocá-la em estado permanente de missão. Por sua vez, os participantes são convidados a se tornarem agentes multiplicadores desse trabalho formativo em suas próprias realidades”.