Católica de Fortaleza realiza XIX Semana Teológica

O Concílio Vaticano II deixou, como um dos frutos preciosos para a Igreja, a consciência de sua identidade através da sinodalidade que, nas palavras do Papa Francisco, é “dimensão constitutiva da Igreja” (Discurso por ocasião dos 50 anos da Instituição do Sínodo dos Bispos). Sinodalidade significa caminhar juntos, o que envolve todos (leigos, dos pastores e do Bispo de Roma), para que a Igreja sinodal seja “uma Igreja da escuta […] recíproca, onde cada um tem algo a aprender. Povo fiel, Colégio Episcopal, Bispo de Roma: cada um à escuta dos outros; e todos à escuta do Espírito Santo, o ‘Espírito da verdade’ (Jo 14, 17), para conhecer aquilo que Ele ‘diz às Igrejas’ (Ap 2, 7)” (Idem).

É por isso que nossa XIX Semana Teológica, nos passos da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos,a ser realizada em outubro de 2023, adota o mesmo tema desse importante evento eclesial: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Contamos com a presença de importantes e renomados teólogos que nos ajudarão a refletir sobre a importância da sinodalidade para a vida da Igreja; o percurso sinodal da Igreja sob o Espírito Santo; os fundamentos teológicos da sinodalidade; as estruturas sinodais e a pastoral; a sinodalidade e a missão; e as perspectivas sinodais.

Aos participantes é possível fazer apresentação de comunicações.

COMUNICAÇÕES

A Semana Teológica da Faculdade Católica de Fortaleza recebe propostas de comunicação com a submissão do resumo à Comissão Organizadora do Evento. As comunicações serão selecionadas em função do resumo proposto, mantendo o anonimato a respeito de seus autores. Só serão analisados os resumos que obedeçam às seguintes normas:

1) Os resumos deverão conter entre 250 e 500 palavras (somente o resumo), apresentando com clareza e concisão: o tema do trabalho, os objetivos, a metodologia utilizada, as conclusões e a fonte estilo Times New Roman, tamanho 12.

2) Enviar o resumo para o e-mail: [email protected] até o dia 30 de setembro de 2021.

3) O aluno receberá, por e-mail, até o dia 13 de outubro de 2021, a resposta sobre a aprovação ou não de sua comunicação.

4) As melhores comunicações poderão ser publicadas na Revista Logos e Culturas, desde que tenha como autores um professor orientador (com titulação mínima de mestrado) e o aluno. CONFIRA AQUI AS NORMAS QUE O TEXTO DEVE SEGUIR!

– Envio de propostas de Comunicação – 15 a 30/09
– Divulgação das comunicações aprovadas – 13/10

Dia 20/10 – Quarta-feira

8h – Abertura da XIX Semana Teológica

Palavra do Diretor e do Coordenador do Curso

Conferência de abertura: A sinodalidade e sua importância para a Igreja
Conferencista: Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza

10h – Conferência: O Espírito Santo e a sinodalidade
Conferencista: Prof. Dr. Pe. Mário de França Miranda, SJ (PUC-RJ)

19h – Conferência: Sinodalidade como “dimensão constitutiva da Igreja”
Conferencista: Prof. Dr. Pe. Francisco de Aquino Júnior (FCF-CE; UNICAP-PE)

Dia 21/10 – Quinta-feira

8h – Conferência: Sinodalidade e gestão pastoral
Conferencista: Prof. Dr. Pe. Agenor Brighenti (PUC-PR)

10h – Comunicações

15h – Comunicações

19h – Conferência: Sinodalidade e missão
Conferencista: Prof. Dr. César Kuzma (PUC-RJ)

Dia 22/10 – Sexta-feira

8h – Conferência: Igreja sinodal: ventos que sopram da América Latina
Conferencista: Prof. Dr. Pe. Agenor Brighenti (PUC-PR)

10h – Encerramento da XIX Semana Teológica

_______

SAIBA MAIS SOBRE OS CONFERENCISTAS

– DOM JOSÉ ANTONIO APARECIDO TOSI MARQUES – Vida, Formação e Missão
– PROF. DR. MÁRIO DE FRANÇA MIRANDA, SJ –Currículo Lattes
– PROF. DR. PE. AGENOR BRIGHENTI – Currículo Lattes
– PROF. DR. AQUINO JÚNIOR – Currículo Lattes
– PROF. DR. CÉSAR KUZMA – Currículo Lattes

________

SERVIÇOS – XIX SEMANA TEOLÓGICA – 20 A 22 DE OUTUBRO DE 2021

EVENTO ONLINE – Transmissão: Canal YOUTUBE/catolicadefortaleza

INSCRIÇÃO GRATUITA – Certificado de 35h/a – Será enviado no formato PDF para o e-mail cadastrado.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 15 de setembro a 18 de outubro de 2021

Faça aqui a sua Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-6sRHRQ3jMoKwApb662_eWEXvFchwWDCQ6Y5pfm1pX9va8w/viewform

Fonte: Faculdade Católica de Fortaleza