Católica de Fortaleza celebra quatro anos de criação

Na feliz Memória Litúrgica de Santo Agostinho de Hipona, Bispo e Doutor da Igreja, comemorado neste dia, 28 de agosto, a Faculdade Católica de Fortaleza – FCF também celebra quatro anos de sua criação, o que se deu pelo Decreto 004/2009 – Arquidiocese de Fortaleza, assinado por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza e também Chanceler da FCF.

A FCF opera no prédio que ficou conhecido na história como Seminário da Prainha (Fundado em 1948), casa de formação acadêmica nas áreas filosóficas e teofaculdade-católicalógicas, e hoje, como Católica de Fortaleza, a missão continua: “Promover valores éticos, morais, religiosos e democráticos de cidadania e liberdade, em diálogo com diversas culturas e correntes de pensamento, regido por princípios de liberdade de expressão no ensino, pesquisa e extensão”.

É grande a alegria de termos em nossa Casa pessoas diversas, homens e mulheres, leigos e seminaristas cursando Filosofia ou Teologia, crescendo como cooperadores da verdade para este mundo que carece tanto de luz e testemunho dos cidadãos e cristãos. Por isso hoje, 28 de agosto, é também dia de celebrarmos mais um ano de nossa criação e nossa continuidade na missão nos confiada pela Igreja. Nesse sentido queremos compartilhar essa alegria com você!

“É no contexto da procura abnegada da verdade que recebe luz e significado a relação entre fé e razão”, escreveu Dom José Antônio Aparecido (Decreto), citando o axioma de Agostinho: “Compreendes para crê e crês para compreender” (Intellige ut credas; crede ut intellegas). Brilhantemente também nos escreveu o Professor e ex-diretor da FCF, Mons. Manfredo Ramos: “Ressalto a importância mesma, sempre maior, das luzes que ele, o grande Doutor Agostinho com sua doutrina, traz para a Igreja e o mundo de hoje”.

Como Instituição de Ensino Superior queremos manter o esforço para conjugarmos a inteligência e a fé como cooperação para que os homens alcancem a medida plena da sua humanidade através da nossa missão: fazer com que a luz da verdade guie os passos do homem.

Parabéns a todos que fazemos a Católica de Fortaleza.

Setor Comunicação FCF