Carta Circular 009/2011: Caminhada com Maria – Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Fortaleza, 24 de julho de 2011.

Carta Circular 009/2011: Caminhada com Maria – Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Caríssimos Irmãos no Sacerdócio,

Alegria e Paz no Senhor!

Na Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza, estaremos realizando pela nona vez a Caminhada com Maria.

A própria história da evangelização no Ceará está marcada por esta presença de Nossa Senhora: desde o primeiro povoado na Barra do Rio Ceará, passando pela Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e finalmente marcando sua presença como Padroeira da Cidade de Fortaleza, na Catedral Metropolitana. Esta celebração marca o reconhecimento das origens cristãs católicas de nossa cidade.

Em continuidade e sintonia com a Exortação Apostólica Pós-sinodal do Papa Bento XVI – Verbum Domini e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2011 – 2015), teremos como tema desta Caminhada: “Caminhando com Maria: acolhendo Jesus – a Palavra de Deus.”

No dia 15 de agosto, segunda-feira,
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora,
a partir do Santuário de Nossa Senhora da Assunção – Nova Assunção,
com início às 14h00min,
até a Catedral Metropolitana de Fortaleza,
pela Avenida Leste-Oeste.

Convocamos todos os fiéis de nossa Arquidiocese, especialmente das comunidades das Paróquias e Áreas Pastorais das Regiões Metropolitanas, das Comunidades Religiosas, das Associações e Movimentos Eclesiais, para esta manifestação pública de nossa fé em Cristo e seguimento de seus passos com Maria.

Para que o maior número de fiéis possa participar, nas paróquias e áreas pastorais metropolitanas, todas as celebrações sejam realizadas nas igrejas na manhã do dia 15, conforme as rubricas litúrgicas abaixo, ficando reservada a tarde e noite do dia 15 para esta grande manifestação comum de nossa Igreja Arquidiocesana.

Lembramos a todos as diretrizes litúrgicas para esta celebração, conforme as encontramos no Diretório da Liturgia para o Brasil – da CNBB:

________________________________________

Em Fortaleza: Nossa Senhora da Assunção, Padroeira municipal.

15 + Br. Segunda-feira – ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, solenidade.

Ofício solene próprio.

Missa pr: Gl, Cr, Pf próprio.

Leituras prs: Ap 11,19a; 12, 1.3-6a.10ab

Sl 44 (45), 10bc. 11 e 12ab e 16 (R/. 10b)

1Cor 15, 20-27a

Lc 1, 39-56 (Cântico de Maria)

OBS: Assim sendo, na Cidade de Fortaleza:

21 + Br. 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM

1a semana do Saltério.

Ofício dominical comum.

Missa pr: Gl, Cr, Pf dos domingos cms.

Leituras: Is 22, 19 – 23.

Sl 137, 1-2a. 2b-3. 6e8bc (R/. Ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Completai em mim a obra começada.)

Rm 1, 33-36.

Mt 16, 13-20 (Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos céus.)

________________________________________

Pedimos a todos os sacerdotes participem vestidos de túnicas e estolas brancas para marcarem assim sua presença de pastores na caminhada com o Povo de Deus.

Pedimos também divulguem o melhor possível este evento entre os fiéis, mobilizando as comunidades à participação.

Nosso braço fraterno, orações e bênção.

Em Jesus e Maria,

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

1. Estou rezando para chegar esse dia.
    É o dia mais esperado por todos nós católicos.
    Gostaria de saber a programação direitinho e onde comprar a blusa original da caminhada.

2. Sou da Diocese de Caruaru Pernambuco, estou rezando para que esta caminhada seja para o crescimento do Reino de DEUS em nossa Igreja. Pois Maria nos ensina a seguir seu Filho Jesus.
    Que Deus abençõe a todos os Cearences, e que Maria seja sempre a companeira da Caminhada.