Cáritas orienta jovens para economia solidaria

“Aprender questões teóricas e práticas, abrindo possibilidades de emprego e renda em suas vidas para além do modelo estabelecido pelo sistema que vivemos”. É esse o objetivo da formação de jovens em Economia Solidária promovida pela Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza, segundo Isabel Forte, da secretária operativa.

Ela informa que o acompanhamento é feito nos bairros Jardim Iracema, Parque Genibaú, Dendê e Santa Rosa, onde se encontram comunidades carentes e que precisam de planejamentos para desenvolverem seus próprios empreendimentos. É feita a formação, dado o incentivo e depois os grupos continuam sendo acompanhados para que não se desestruturem.

São cerca de 40 jovens empreendedores que recebem, além da formação de empreendedorismo, lições de convivência, de amor ao próximo e formação cristã, no geral, acompanhadas e avaliadas por bispos da Arquidiocese de Fortaleza. A última assembleia avaliativa contou com a presença do bispo auxiliar dom José Luiz Vasconcelos, religiosos e religiosas.

caritas1-300x218Além desses grupos formados para desenvolver a Economia Solidária, a Cáritas Arquidiocesana desenvolve o projeto “Catando Cidadania” com o objetivo de acompanhar crianças e adolescentes filhos de catadores de materiais recicláveis de comunidades carentes de Fortaleza e Região Metropolitana.

A Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza foi fundada no dia 15 de outubro de 1967. Trata-se de um organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e integra a rede Cáritas Brasileira que tem sede em Brasília (DF).

O princípio fundamental da ação da Cáritas é “atuar em situações de emergências e de risco junto a sujeitos e grupos sociais que sobrevivem aquém da dignidade humana. Sem falar nas emergências de chuvas e secas”. Por isso, trabalha diretamente com grupos de crianças e adolescentes, moradores de áreas de risco, a população de rua, os catadores e recicladores de lixo. Com esses grupos é desenvolvido um trabalho constante de educação para que pratiquem a solidariedade.

O que é Economia Solidária?economia_solidaria2-300x292

Podemos defini-la em três dimensões:

1. ECONOMICAMENTE – um jeito de fazer a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo baseado na democracia e na cooperação, o que chamamos de autogestão, ou seja, na Economia Solidária não existe patrão nem empregados, pois todos os integrantes do empreendimento (associação, cooperativa ou grupo) são ao mesmo tempo trabalhadores e donos.

2. CULTURALMENTE – Também é um jeito de estar no mundo e de consumir (em casa, eventos ou no trabalho) produtos locais, saudáveis, da Economia Solidária, que não afetem o Meio Ambiente, que não tenham transgênicos e nem beneficiem grandes empresas. Neste aspecto, também simbólico e de valores, estamos falando de mudar o paradigma da competição para o da cooperação de da inteligência coletiva, livre e partilhada.

3. POLITICAMENTE – Um movimento que luta pela mudança da sociedade, por uma forma diferente de desenvolvimento, que não seja baseado nas grandes empresas nem nos latifúndios com seus proprietários e acionistas, mas sim um desenvolvimento para as pessoas e construído pela população a partir dos valores da solidariedade, da democracia, da cooperação, da preservação ambiental e dos direitos humanos. – São iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental.

Mais informações: Site do Fórum Brasileiro de Economia Solidária – www.fbes.org.br S

ERVIÇO: COMO ENTRAR EM CONTATO COM A CÁRITAS ARQUIDIOCESA: Av. Dom Manoel, 339 – Centro – 60060-090 – Fortaleza – Ceará Fone: (85) 3388-8716 – Fax: (85) 3388-8716 E-mail: [email protected] Web site: www.caritasbrasileira.org

Redação Semana Missionária Fortaleza – Rita Célia Faheina:https://semanamissionariafortaleza.org/caritas-orienta-jovens-para-economia-solidaria/