Cáritas orienta jovens para economia solidaria - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Cáritas orienta jovens para economia solidaria

“Aprender questões teóricas e práticas, abrindo possibilidades de emprego e renda em suas vidas para além do modelo estabelecido pelo sistema que vivemos”. É esse o objetivo da formação de jovens em Economia Solidária promovida pela Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza, segundo Isabel Forte, da secretária operativa.

Ela informa que o acompanhamento é feito nos bairros Jardim Iracema, Parque Genibaú, Dendê e Santa Rosa, onde se encontram comunidades carentes e que precisam de planejamentos para desenvolverem seus próprios empreendimentos. É feita a formação, dado o incentivo e depois os grupos continuam sendo acompanhados para que não se desestruturem.

São cerca de 40 jovens empreendedores que recebem, além da formação de empreendedorismo, lições de convivência, de amor ao próximo e formação cristã, no geral, acompanhadas e avaliadas por bispos da Arquidiocese de Fortaleza. A última assembleia avaliativa contou com a presença do bispo auxiliar dom José Luiz Vasconcelos, religiosos e religiosas.

caritas1-300x218Além desses grupos formados para desenvolver a Economia Solidária, a Cáritas Arquidiocesana desenvolve o projeto “Catando Cidadania” com o objetivo de acompanhar crianças e adolescentes filhos de catadores de materiais recicláveis de comunidades carentes de Fortaleza e Região Metropolitana.

A Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza foi fundada no dia 15 de outubro de 1967. Trata-se de um organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e integra a rede Cáritas Brasileira que tem sede em Brasília (DF).

O princípio fundamental da ação da Cáritas é “atuar em situações de emergências e de risco junto a sujeitos e grupos sociais que sobrevivem aquém da dignidade humana. Sem falar nas emergências de chuvas e secas”. Por isso, trabalha diretamente com grupos de crianças e adolescentes, moradores de áreas de risco, a população de rua, os catadores e recicladores de lixo. Com esses grupos é desenvolvido um trabalho constante de educação para que pratiquem a solidariedade.

FIQUE POR DENTRO

O que é Economia Solidária?economia_solidaria2-300x292

Podemos defini-la em três dimensões:

1. ECONOMICAMENTE – um jeito de fazer a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo baseado na democracia e na cooperação, o que chamamos de autogestão, ou seja, na Economia Solidária não existe patrão nem empregados, pois todos os integrantes do empreendimento (associação, cooperativa ou grupo) são ao mesmo tempo trabalhadores e donos.

2. CULTURALMENTE – Também é um jeito de estar no mundo e de consumir (em casa, eventos ou no trabalho) produtos locais, saudáveis, da Economia Solidária, que não afetem o Meio Ambiente, que não tenham transgênicos e nem beneficiem grandes empresas. Neste aspecto, também simbólico e de valores, estamos falando de mudar o paradigma da competição para o da cooperação de da inteligência coletiva, livre e partilhada.

3. POLITICAMENTE – Um movimento que luta pela mudança da sociedade, por uma forma diferente de desenvolvimento, que não seja baseado nas grandes empresas nem nos latifúndios com seus proprietários e acionistas, mas sim um desenvolvimento para as pessoas e construído pela população a partir dos valores da solidariedade, da democracia, da cooperação, da preservação ambiental e dos direitos humanos. – São iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental.

Mais informações: Site do Fórum Brasileiro de Economia Solidária – www.fbes.org.br S

ERVIÇO: COMO ENTRAR EM CONTATO COM A CÁRITAS ARQUIDIOCESA: Av. Dom Manoel, 339 – Centro – 60060-090 – Fortaleza – Ceará Fone: (85) 3388-8716 – Fax: (85) 3388-8716 E-mail: [email protected] Web site: www.caritasbrasileira.org

Redação Semana Missionária Fortaleza – Rita Célia Faheina:https://semanamissionariafortaleza.org/caritas-orienta-jovens-para-economia-solidaria/

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Seis novos veneráveis para a Igreja, entre eles uma mãe de quatro filhos

Pilar da Palavra Arquidiocesano promove retiro com foco na Leitura Orante da Bíblia

Comissão Dom Lustosa recebe a visita do vice- postulador salesiano

Comissão para Ação Sociotransformadora lança relatório de violação de direitos em 35 comunidades tradicionais do Maranhão

Papa: não a uma moral de escrivaninha, a teologia deve estar atenta à vida real