Cáritas esteve presente na Feira de EcoSol em Santa Maria/RS

De 10 a 12 de julho 2015 – Santa Maria/RS.

A Feira de EcoSol em Santa Maria/RS não pode ser caracterizada como qualquer Feira. É um momento de encontros, da consolidação das lutas em favor da EcoSol, de trazer ânimo e força para as bases, de perceber a força dos grupos-empreendimentos coletivos, da coragem e ousadia de tantas pessoas que acreditam que outra economia é possível!

Ela já acontece há 25 anos e já se tornou internacional. Segundo as notícias no site do Projeto Esperança/Santa Maria/RS, neste ano a Feira recebeu 245 mil visitantes, provenientes da Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, China, Colômbia, Espanha, Equador, Hungria, Itália, Nicarágua, Paraguai, Peru, Senegal, Uruguai, os quais representam três continentes (África, Europa e América do Sul). Houve a presença de 27 Estados Brasileiros e Distrito Federal, com 556 municípios representados. A Feira também contou om a presença de 27 Fóruns Estaduais de Economia Solidária, Fórum Brasileiro de Economia Solidária e mais de 800 grupos expositores.

Foram expostos cerca de 10 mil produtos, entre: Agroindústria Familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços, e produtos de povos indígenas.

Para a realização da Feira, atuaram 65 equipes de trabalho, com a participação de dezenas de pessoas voluntárias. Neste mutirão destaca-se a presença dos povos quilombolas, indígenas, catadores, senegaleses, movimento de mulheres, campesinos e juventudes. Destaque também para a presença de universidades, gestores públicos, instâncias do Legislativo Municipal, Estadual e Federal, entidades, movimentos sociais, pastorais, igrejas, sindicatos, cooperativas, ONGs, Cáritas, Dioceses, Arquidioceses, escolas, incubadoras sociais e da imprensa.

Feira-Santa-Maria---400Os eventos de Economia Solidária foram promovidos pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio de Cáritas, Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), Prefeitura Municipal de Santa Maria, Instituto Marista Solidariedade (IMS), Fórum Brasileiro e Fórum Gaúcho de Economia Solidária, entre outras entidades.

Destaca-se três ações valiosas. A primeira foi a coragem dessa equipe organizadora da Feira de fazê-la acontecer, pois nesse ano, quase não tiveram apoio para a realização da FEICOOP, porém, tiveram ousadia.

A segunda, somos todos SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária) quando acreditamos que a ECOSOL é maior que guetos, pequenos projetos, migalhas sedutoras de apoios organizativos que nos ludibriam… E assim nos organizamos nas lutas pela consolidação de políticas públicas, do marco regulatório da sociedade civil organizada, na criação da Lei Nacional de Economia Solidária, na regulamentação da Lei Municipal de EcoSol e na criação da Lei Estadual de EcoSol, na Comercialização Solidária, nas Finanças Solidárias, nos Grupos Produtivos, nas instituições de Apoio e Fomento, no Diálogo com as diversas instâncias de governo!!! SOMOS TODOS SENAES!!! E esse foi nosso lema nesta FEICOOP!!!

A terceira foi a entrega do Prêmio BNDES de Boas Práticas de EcoSol – Prêmio Sandra Magalhães. Além da emoção do nome do prêmio à nossa Sandrinha, também a participação de ganhadoras/es representando o nosso Ceará. Foi lindo de viver!!!

Participaram do Ceará mais de 10 (dez) pessoas entre produtoras e organizações da sociedade civil, entre elas a Cáritas Regional Ceará, Cáritas de Fortaleza, de Crato e de Crateús.

É isso ai!!! Força, coragem e ousadia para todos os dias, pois nossa EcoSol não é mercadoria!!!

Por Isabel Cristina Forte – CAF – Caritas Arquidiocesana de Fortaleza