Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Cáritas de Fortaleza realiza projeto do sistema Bioágua como tecnologia social para as comunidades do semiárido

O sistema Bioágua como tecnologia social de fortalecimento das comunidades na convivência com o semiárido. O Ceará é um dos estados localizados no semiárido brasileiro que convive ainda hoje com uma gestão desigual das águas, tendo a necessidade de políticas hídricas estruturantes que garantam o acesso a água de qualidade e em quantidade suficiente a todas as pessoas para o consumo e produção.

Como forma de contribuir com as famílias através do fortalecimento de seus quintais produtivos, a Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza (CAF) iniciou a experiência de implantação de 4 sistemas Bioáguas, na comunidade Vila São Miguel, localizada no município de Ocara, onde a CAF possui atuação juntamente com a Cáritas paroquial de Ocara.

O Bioágua é uma tecnologia social de convivência com o semiárido, que reutiliza as águas antes desperdiçadas principalmente no banho e nas pias das residências. Essas águas são captadas e direcionadas para reservatórios onde acontece todo o processo de decomposição das partículas orgânicas maiores, filtragem da água e armazenamento da mesma. Através de um sistema de irrigação por gotejamento a água sai da caixa d’água e é direcionada por gravidade aos locais indicados por cada produtor (a) por meio de mangueiras flexíveis.

Através desta ação, a Cáritas que é a presença viva da igreja no meio das pessoas empobrecidas, contribui para a concretização do que nos disse Jesus… “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância” (Jo 10,10). A água como fonte de Vida é um direito humano fundamental, presente de Deus para todas as pessoas.

Cáritas, Solidariedade que Transforma!

Você também pode ajudar a transformar Vidas através de sua doação solidária.

Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza
Banco Bradesco
Agência: 3456
Conta: 5835-1
Pix (CNPJ): 07.335.482/0001-80

Confira as imagens do projeto:

Fonte: Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais