Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza realiza balanço das ações durante Assembleia

Seguindo os protocolos sanitários e orientações da Arquidiocese de Fortaleza, no último sábado, 24 de outubro, aconteceu a assembleia eletiva da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza, Organismo da CNBB. No momento foram partilhadas as ações realizadas no ano de 2020, sejam elas planejadas no início do ano ou as que surgiram em decorrência da pandemia de COVID -19, como as ações solidárias emergenciais, além da partilha da campanha “10 Milhões de Estrelas”.

A assembleia realizada com os(as) participantes interagindo de forma online também decidiu de forma unânime através de eleição pela prorrogação do mandato da diretoria atual que segue até o mês de outubro de 2021. O momento virtual contou com a participação de representantes das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza, Regiões Episcopais, Secretariado de Pastoral, Grupos e Comunidades acompanhadas pela Cáritas.

A Rede Cáritas utiliza o caminho metodológico do PMAS (Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização) para uma melhor condução dos seus processos de trabalho, de modo que anualmente constrói o seu POA (Plano Operativo Anual). Em função da pandemia muitas ações previstas para 2020 tiveram que ser adiadas e ou precisaram ser redimensionadas, bem como outras foram incorporadas a exemplo das ações solidárias emergenciais.

Tendo como referência os ensinamentos de Jesus Cristo, as ações realizadas pela Cáritas de Fortaleza foram um reflexo do “Dom e Compromisso” preconizados pela Campanha da Fraternidade deste ano inspirada pelo evangelho de Lucas (10, 33-34) “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Dessa forma a entidade reafirmou sua missão de “Promover e animar o serviço da solidariedade através da visão compartilhada e autonomia de grupos e comunidades na expressão de seu pluralismo cultural em defesa da vida”.

Dentre as ações implementadas no ano de 2020 destacaram-se de forma geral:

Participação em Conselhos, Comitês e Fóruns

• Conselho Estadual de Diretos Humanos – CEDH;
  • Comitê Estadual Interinstitucional de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – CEMIGTRAP;
  • Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA;
  • Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente – FDCA.

Acompanhamento aos Catadores (as) de Materiais recicláveis

• Assessoria à Rede de Catadores;
  • Apoio à organização e regularização das associações;
  • Incidência junto ao poder público e mobilização dos sujeitos (Bolsa e Auxílio Catador/a);
  • Processo de construção do Plano de Incidência da Rede Estadual de Catadores(as).

Fortalecimento e Gestão Institucional

• Reuniões – Equipe de trabalho;
  • Reuniões – Diretoria;
  • Participação nas comissões de Sustentabilidade, Formação, Juventudes, Bem Viver e Comunicação;
  • Encontros de Monitoramento diocesanos e regional;
  • Animação e acompanhamento às Cáritas Paroquiais;
  • Reuniões – Coordenações colegiadas e Conselho regional.

Atividades Formativas

• Formação Modular sobre Política Hídrica;
  • Formação SiCáritas (Plataforma de informações da Cáritas Brasileira);
  • Formação sobre tecnologias sociais de convivência com o Semiárido;
  • Formação sobre certificação participativa;
  • Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2020;
  • Curso para conselheiros/as de políticas públicas (CEFEP);
  • Formação nacional sobre migração e refúgio;
  • Formação nacional sobre comunicação.

Programa Infância, Adolescência e Juventudes (PIAJ)

• Acompanhamento aos grupos de jovens (Fortaleza e Ocara);
  • Curso Modular – Juventudes, Incidência e Pastoralidade;
  • Acompanhamento ao Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente;
  • Participação no Setor Juventude Arquidiocesano;
  • Lives sobre juventudes e espiritualidade.

Articulação das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza

• Participação nas reuniões;
  • Contribuição com o processo do Grito dos/as excluídos/as 2020;
  • Estudo do Plano de Evangelização Arquidiocesano;
  • 6ª Semana Social Brasileira;
  • Apoio em ações realizadas pela Pastoral do Migrante;
  • Comissão do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade;
  • Campanha “Eles e Elas precisam de nós”.

Acompanhamento aos grupos de Economia Popular Solidária

• Reuniões Rede metropolitana de EcoSol;
  • Parceria com o IFCE – Formação Ecosol, Curso sobre utilização de mídias digitais, Diálogo sobre aquisição de alimentos da agricultura familiar;
  • Realização de Feiras virtuais;
  • Roda de conversa com candidatos/as e apresentação de carta compromisso;
  • Acompanhamento a comunidades e grupos produtivos Ocara.

Organização do Voluntariado

• Formação regional sobre política de voluntariado;
  • Reunião virtual com voluntários/as;
  • Construção do Plano de Voluntariado da CAF;
  • Celebração realizada pela CAF em alusão ao dia do/a Voluntário/a

Ações Solidárias Emergenciais

• Campanha “Eles e Elas precisam de nós”: cerca de 800 famílias atendidas com cestas básicas e 150 kits de higiene e limpeza;
  • Parceria Fundação Banco do Brasil: 900 famílias atendidas com cestas básicas e kits de higiene, limpeza e máscaras de proteção;
  • Parceria Cáritas Brasileira e Programa Mundial de Alimentos: 500 famílias beneficiadas com tickets alimentação.

Foram atendidas famílias de catadores/as de materiais recicláveis, adolescentes e jovens, comunidades quilombolas, pescadores/as, comunidades da periferia de Fortaleza e Região Metropolitana, Mulheres ligadas aos grupos de Economia Solidária, População LGBT, Povos de Terreiro e mulheres vítimas de violência atendidas pela Casa da Mulher Brasileira.