Candidatos ao diaconato permanente realizam retiro em preparação à Ordenação

Retiro Canônico

Quatro Candidatos ao diaconato permanente da Arquidiocese de Fortaleza, os senhores Francisco Alex, José Elinésio, Luciano Cruz e Raimundo Edson realizaram na segunda quinzena do mês de fevereiro de 2022, o retiro canônico em preparação para a ordenação diaconal que será  no dia 19 de março de 2022, às 10h, na Catedral de Fortaleza.

O retiro foi realizado na cidade de Aratuba, numa casa cedida por Dona Josilda Belchior, a quem agradecemos de coração. O Pregador foi o pároco da cidade, o reverendíssimo Padre Marcílio Jerônimo que também é psicólogo. O retiro teve como tema: Vocacionados ao serviço e ao amor. Padre Marcílio pontuou que Deus é quem vai nos dirigir com o seu Espírito, corroborando com o que escreve Walter Maurício “A graça sacramental do sacramento da ordem é uma presença do Espírito Santo” o diaconato permanente p. 59. O documento de Puebla acrescenta que o diácono recebe uma graça sacramental próprio, um sinal sacramental de Cristo -Servo (Cf P. 697).

A programação de nosso retiro foi seguida de oração da liturgia das horas, recitação do santo terço, das celebrações Eucarísticas, momento penitencial com as confissões e as colocações do pregador. Padre Marcílio nos sugeriu uma reflexão sobre a primeira carta de São Pedro e do capítulo 10 do Evangelho de São João. Em suas colocações  nos EXORTOU para não termos medo, de sermos obedientes e de sermos testemunhas autênticas de Cristo. Concluiu, mostrando  que  o diácono é ordenado para o serviço a Deus e nunca para si mesmo.

Fonte: José Elinésio