Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Campanha da Fraternidade Ecumênica – 2016

cartaz_cfe_2016A Campanha da Fraternidade – CF 2016 é a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) da Igreja no Brasil. Uma das novidades de 2016 é a parceria com a Misereor – entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina, desta forma a CFE ocorrerá simultaneamente no Brasil e na Alemanha.

A CFE é  coordenada pelas seguintes Igrejas/Organizações:  Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR);  Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB);  Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB); Igreja Presbiteriana Unida (IPU);  Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA);  Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e Educação Popular (CESEEP);  Visão Mundial;  Aliança de Batistas do Brasil; Misereor – Entidade da Igreja  Católica da Alemanha;  CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil.

A CFE 2016 apresenta o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”  (Am 5,24)

Objetivo Geral da CFE: Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum. (Texto Base, nº 26).

O tema e lema da CFE trazem-nos dois aspectos de uma questão, a defesa da vida: de um lado o cuidado com a criação, de outro, a luta pela justiça, sobretudo para com os países pobres e vulneráveis. A implantação do saneamento básico é essencial à vida humana e à proteção ambiental. É ação que busca construir a justiça, principalmente para os pequenos e pobres. As ações de saneamento básico são serviços essenciais, direito social do cidadão e dever do Estado. (Texto Base CFE 2016, 34 e Constituição Federal art 21 Inciso XX, art 200 nº Inciso IV, Lei Nacional de Saneamento Básico–LNSB no. 11.455 de 05 de Janeiro de 2007, TB nºs 104 a 111).

Veja materiais para trabalhar a Campanha da Fraternidade na comunidade, na escola, na catequese, no bairro…

  1. CFE – padre Vanzela (powerpoint);
  2. Como Será o futuro da Terra (powerpoint)
  3. Fundo de Solidariedade – Arquidiocese de Fortaleza (fôlder)
  4. Laudato Si – Encíclica do Papa Francisco (pdf)
  5. DVD Oficial da CF 2016 (vídeo)
  6. Formação para CFE – Bem Comum (vídeo)
  7. Formação para a CFE – Saneamento levado a sério (vídeo)
  8. Formação da CFE – Terra e Água (Vídeo)
  9. Dados do IBGE   (powerpoint): Sr. Francisco José Moreira Lopes, Diretor e Estatístico do IBGE do Ceará
  10. Papa Francisco (vídeo)

Mais informações da CFE 2016: (85) 3388-8701 – Secretariado de Pastoral – Rosélia e Hilda

 

Uma resposta

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais