“Caminhando com Maria, em Jesus somos todos irmãos”, tema da XX Caminhada com Maria

Pela vigésima vez estaremos realizando a CAMINHADA COM MARIA por ocasião da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza, no dia 15 de agosto.  Continuamos ainda em tempo de pandemia e suas apreensões e restrições. Assim somos chamados a ultrapassar os sinais externos do caminhar para percebê-lo e vivê-lo no seu espírito, no seu significado mais verdadeiro: – o caminhar da vida no Amor de Deus!

A cada ano, um aspecto da vida de Maria, Mãe de Jesus, é por nós recordado, para ser a motivação espiritual de nossa caminhada nesta vida terrena rumo ao destino definitivo.  Retomaremos o tema, a reflexão e orações feitas no ano anterior e nos uniremos em comunhão de fé, de esperança e de amor na graça da vida que de Deus recebemos: Juntos caminhamos com Maria, em Jesus somos todos irmãos.”

Jesus veio reunir os filhos de Deus dispersos (cf. Jo 11, 52) e encaminhá-los para novo céu e nova terra (cf. Ap 21, 1). O projeto divino é de comunhão das pessoas humanas com Deus ,  entre si, e para isto reúne um povo que dê seus frutos (cf. Mt 21, 43).

Em seu ministério de salvação, Jesus reuniu a humanidade a um novo caminho, a uma nova vida em que todas as realidades são transformadas para o seu definitivo. Diante de quem chamava sua atenção para os laços familiares terrenos, Jesus respondeu com a abertura universal: “Quem é minha Mãe? Quem são meus irmãos? …  Quem fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha  mãe.” (Mat 12,50). Esta motivação nos faz caminhar com Maria, Mãe de Jesus e nossa, em nova família em filiação, maternidade e fraternidade universais.

O mundo inteiro está tomado por este mal que se de muitas formas se renova em seus efeitos e que leva ao sofrimento e à morte milhares de pessoas em toda a face da Terra.

Para todos os que creem, no entanto, vivemos uma hora da graça. Nesta hora também se torna mais luminoso o Amor de Deus, aquele Amor que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rom 5,5). Somos animados de viva esperança: não nos faltará a presença do Deus Amor a nos envolver e fortalecer em Sua Caridade – o Espírito que nos une a Ele e entre nós, humanidade redimida. Se tínhamos esquecido, nos lembramos que somos uma só e grande família humana:  “Caminhamos com Maria, em Jesus somos todos irmãos.”

Recordamo-nos  a grande verdade que une toda a humanidade, mais que as contingências da vida, as diferenças pessoais ou culturais, religiosas ou políticas, de raça, de cor, de situação social, SOMOS TODOS IRMÃOS! SOMOS UMA FAMÍLIA HUMANA! SOMOS FILHOS DO MESMO PAI CELESTE! TEMOS A MESMA ORIGEM E DESTINO DIVINOS!

Esperamos assim, que seja a comunhão fraterna em Cristo a nos iluminar e fortalecer no sentido de nossa vida, de nossa convivência na casa comum em que vivemos.  E será esta mesma a nos dar lições para o futuro de um mundo mais de acordo com o projeto amoroso de Deus, projeto de plena realização do ser humano.

Maria elevada à glória do Céu, Mãe nossa, Rainha da Paz, Mãe do Autor da Vida, Mãe da Santa Esperança, do Verdadeiro Amor, nos acompanha no seguimento de Jesus e na realização do Evangelho para, atentos às coisas do alto, além de tudo o que é passageiro, acenda-se em nossos corações o desejo de ir construindo a cidade terrena nos desígnos  de Deus para chegar à glória definitiva da ressurreição, no Reino de Deus além de tudo o é passageiro e permanecerá.Esta é a meta real para a qual caminhamos.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques

Arcebispo Metropolitano de Fortaleza