[BRASIL/NOTÍCIA] Inscrições abertas para curso de formação litúrgico-musical | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

[BRASIL/NOTÍCIA] Inscrições abertas para curso de formação litúrgico-musical

Estão abertas as inscrições para a próxima etapa do Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical (Celmu), que acontecerá de 5 a 15 de janeiro de 2015, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). A iniciativa visa formar e atualizar pessoas que trabalham com música e liturgia e que necessitam de um suporte teórico-musical e litúrgico.celmu_1

O Celmu é promovido por nove entidades, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e é oferecido para compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados no ministério litúrgico-musical e que garantam o efeito multiplicador no processo de formação em suas comunidades e dioceses.

Serão oferecidas disciplinas de acordo com a proposta do curso. Canto coral, canto gregoriano, ecumenismo, educação musical, harmonia e contraponto, história da música na liturgia cristã, iniciação musical (metodologia para o ensino), liturgia e pastoral da música litúrgica, percepção musical, prática instrumental, prosódia, regência, religiosidade popular e liturgia, técnica vocal e teoria musical serão os temas abordados.

A música é considerada o elemento que assegura grande parte da participação da assembleia nas ações litúrgicas, facilitando a compreensão e acolhida da palavra de Deus. Nesse sentido, está a necessidade de constante formação litúrgico-musical.

Segundo os organizadores, a música litúrgica “atinge mais profundamente a pessoa na sua totalidade, expressa com mais força a fé da comunidade orante, cria maior união entre os irmãos, possibilita um mergulho no mistério celebrado”.

Cada participante é responsável pela hospedagem e alimentação e as aulas acontecerão nos períodos da manhã e tarde.  O curso completo tem três etapas, sempre no mês de janeiro.

Informações e inscrições pelo telefone (11) 3885-5025, em horário comercial, pelo sitewww.celmu.com.br ou pelo e-mail [email protected].

(FONTE: CNBB)

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Editorial – dezembro 2020: Advento – vinda do Senhor

Agenda do Arcebispo: Dezembro 2020

Decretos e Provisões – novembro 2020

A canonização de Charles de Foucauld