Blog para partilhar o projeto de paróquia discípula-missionária

Este blog nasceu como desejo de partilhar um projeto de paroquia discípula e missionária de Jesus Cristo, organizada em pequenos grupos bíblicos que celebram a Palavra e partilham a vida. Vários grupos de um mesmo lugar ou realidade formam uma comunidade de fé que celebra o Dia do Senhor e se organiza pastoralmente. O projeto Paróquia Missionária deseja sugerir uma maneira de trabalhar que não seja concentrada em estruturas físicas (Matriz, capelas) mas em pessoas (em pequenos grupos e comunidades).

Este projeto tem sido colocado em prática na paróquia de Jesus Maria José, no município de Guaiúba/CE que pertence a Arquidiocese de Fortaleza.

O responsável pelo projeto é Pe. Emilio Cesar, atual pároco de Guaiúba. Nascido em Fortaleza/CE, foi ordenado em 26 de maio de 2000 e tomou posse da paróquia em fevereiro de 2006. Atualmente ele conta com um vigário paroquial (Pe. Josimar Pires), quatro seminaristas e alguns leigos para pensar e executar o projeto de uma paroquia que seja discípula e missionária de Jesus Cristo.

Neste espaço se encontram os subsídios que estamos utilizando no projeto. Eles serão disponibilizados para uso dos paroquianos de Guaiúba e de outros interessados.

2 respostas

1. Já era tempo de nossa Querida Arquidicese ocupar melhor estes espaço de mídia tão importante que é a internet.

Espero que possamos sempre encontrar por aqui, boas notícias. E por falar nisso, deixo no ar um convite para as Santas Missões na Região de Lagoa de São João, paróquia de Aracoiaba, do dia 17 a 24 de julho. No começo, nossa intenção era trabalhar apenas em Lagoa de São João, Mas as Comunidades vizinhas estão reivindicando a abrangencia da missão em sua extenção.
    Por isso, vamos precisar de mais missionários e missionárias. Quem vai animar e coordenar esta Semana Missionária, será a AMINE (Associção dos Missionários e Missionárias do Nordeste), mas os que vem são poucos para assumir as seis Comunidades.

Abraços e muito sucessesso com esta ferramente de comunicação.

Silvanar Soares

Paróquia de Aracoiaba

2. Revmo. Pe. Emílio César e demais paroquianos:
    Parabenizá-los, apenas, pela grandeza do ato seria uma falta de sensibilidade, pois, além da apresentação em alto nível do Blog, ao avaliá-lo, também, pela profundidade da matéria escrita sobre a Quaresma, eloquente em todos os sentidos, podemos avaliar a pontencialidade e, consequentemente, a importância dos demais trabalhos que serão apresentados. O Vaticano II deixou bem claro que a nossa Igreja precisa sair da acomodação, adaptando-se aos novos tempos tecnológicos, mormente, o da comunicação. Que Deus os abençõe a todos. Atenciosamente, João do Carmo Filho, Leigo.