Baturité realiza I Romaria da Irmã Clemência

No próximo dia 02 de julho acontecerá, em Baturité, a primeira Romaria da Irmã Clemência. A iniciativa é da Associação dos Devotos da Irmã Clemencia e da Região Episcopal Serra, por ocasião dos 57 anos do falecimento desta Serva de Deus em processo de canonização.

A programação da Romaria iniciará na Paróquia de Cristo Rei às 14h, com momentos de louvor e recitação do Santo Terço. Às 16h, haverá a procissão dos fiéis até à Igreja de Nossa Senhora da Palma, onde será realizada uma missa pedindo a beatificação da Irmã Clemência.

Irmã Clemência (Francisca Benícia Oliveira) nasceu a 23 de agosto de 1896, em Redenção, Ceará. Filha da Caridade de São Vicente de Paulo, por 13 anos trabalhou na cozinha do Colégio da Imaculada Conceição (Fortaleza), numa época em que os fogões eram movidos a lenha e o calor e a fumaça predominavam.  Devido às circunstâncias do local de trabalho, a religiosa adquiriu uma enfermidade, porém nunca houve murmuração ou queixumes em seus lábios.  Sendo transferida para Pacoti (1933), instalou o Patronato e iniciou um serviço em favor dos pobres. Enviada para Baturité (1943), dedicou-se à Vila dos Velhinhos e aos doentes da Sociedade de São Vicente de Paulo.

Enfermeira dos pobres, Irmã Clemência se tornou uma ‘pedinte’ junto aos comerciantes, nas feiras, em Fortaleza, para conseguir doações em alimentos e remédios para aqueles que nada tinham.

Irmã Clemência faleceu, santamente, no dia 2 de julho de 1966.

Romaria da Irmã Clemência
Data: 2 de julho de 2023