[ARTIGOS] Padre Geovane Saraiva, onze anos de Missão na Parquelândia

jardelpor Jardel Silveira*

Já em sua primeira missa como Papa, Francisco exortou os religiosos a irem às periferias, onde há sofrimento e sangue, e a serem “pastores com cheiro de ovelha”. Foram exatamente essas as palavras do Bispo de Roma: “O sacerdote que sai pouco de si mesmo, que unge pouco, perde o melhor do nosso povo, aquilo que é capaz de ativar a parte mais profunda do seu coração presbiteral”. Pois há onze anos o Amigo Geovane Saraiva tem ganhado o melhor do povo da Parquelândia, seu coração presbiteral se imola diariamente sempre a favor do seu rebanho, o povo bondoso da Parquelândia, aliás, é dessa forma que nosso Pároco costuma nos referir.

Padre Geovane é um sacerdote bom, presente, humilde, alegre, tão alegre a ponto de despertar a vocação sacerdotal nos mais jovens. É dessa forma que ele grita o Evangelho com a própria vida, sempre disponível para ser consumido pelas pessoas, sendo de todos para não ser de ninguém. São indeléveis as marcas da espiritualidade que o Pe. Geovane imprimiu em seu rebanho, em especial, a espiritualidade de Dom Hélder e do Irmão Charles de Foucauld, ou seja, uma espiritualidade de fato inspirada no Evangelho da Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre voltada diretamente para os nossos irmãos menos favorecidos, para aqueles por quem ninguém chora. Daí existir uma empatia notável entre as ideias do Pe. Geovane e do Papa Francisco, isso fica muito claro no zelo que o Pe. Geovane tem ao se referir ao Santo Padre, além disso, as ações e os caminhos percorridos pelo Santo Padre são assuntos de constante interesse por parte do Pe. Geovane, assuntos estes tantas vezes expressos em homilias, que aliás são sempre bem preparadas e recheadas de atualidades. Como é importante o fato de um sacerdote se espelhar em boas referências, bem como inspirar o seu rebanho nestes mesmos exemplos.

Seus projetos costumam ser sempre bem sucedidos, em função da energia constante que emprega nos mesmos, exemplo claro disso é a página de internet e o blog de nossa paróquia que funcionam já há mais de dez anos, assim como a Casa de Formação Santo Afonso, que está pronta e em uso corrente, sendo instrumento fundamental para o bom andamento de vários outros projetos da paróquia, como por exemplo, o projeto Dom Hélder Câmara, Arte e Missão, que cuida da  formação artística dos paroquianos em diversas áreas, tais como música, fotografia e dança. Como nosso pároco costuma nos lembrar, citando Dom Hélder Câmara: “É graça divina começar bem, graça maior persistir na caminhada certa, mas graça das graças é não desistir nunca”.

Sua projeção como escritor, seus diversos livros publicados, seus artigos semanais publicados em revistas digitais de alto nível ou em jornais regionais impressos, suas entrevistas em rádio e televisão, sua presença viva e evangelizadora em diversas redes sociais e sua boa condução de nossas diversas pastorais e da fraternidade leiga Charles de Foucauld tem elevado muito o nome de nossa paróquia. Esta fraternidade é uma semente plantada recentemente, mas que tem rendido bons frutos, inclusive já em processo de oficialização e integração às demais comunidades leigas brasileiras que comungam da mesma espiritualidade. Nesses onze anos, não nos faltou Eucaristia, nem um confessor, tampouco faltou um ombro amigo, ao contrário, o mandamento maior, o mandamento do amor, é a mensagem maior que recebemos do nosso amigo todos os dias, o Evangelho gritado com a própria vida. Nosso muito obrigado por nos doar sua vida terrena para que possamos almejar a vida eterna. Assim seja.

Dos seus filhos espirituais, paroquianos da Igreja de Santo Afonso Maria de Ligório de Fortaleza-CE.

*Prof. da Universidade Federal do Ceará – UFC – [email protected] , [email protected]