[ARTIGOS] O Texto-Base da CF 2015

padre-Brendan200O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2015 será no próximo dia 18 de fevereiro, às 10.30, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. Desde dezembro, próximo passado, o texto-base, que será utilizado para auxiliar nas atividades da Campanha da Fraternidade 2015, está disponível no site das Edições CNBB e nas livrarias católicas. Como padre que  acompanhou as Campanhas da Fraternidade desde a primeira campanha em 1964, posso afirmar que o texto-base da CF deste ano é um dos melhores destes últimos cinquenta anos. Na apresentação do texto-base, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, explica que a campanha deste ano  convida a refletir e meditar a relação entre Igreja e sociedade. Ele enfatizou que este texto-base será uma oportunidade de retomar os ensinamentos do Concílio Ecumênico Vaticano ll que terminou em 1965.

O texto em apreço está organizado em quatro partes. No primeiro capítulo, são apresentadas reflexões sobre os seguintes temas: Histórico das relações Igreja e sociedade no Brasil; A sociedade brasileira atual e seus desafios; O serviço da Igreja à sociedade brasileira e Igreja-Sociedade: serviço, diálogo e cooperação; Convergências e divergências; Na segunda parte, o documento aprofunda a relação entre Igreja e sociedade à luz da Palavra de Deus, à luz do magistério da Igreja e à luz da doutrina social. O conteúdo da terceira parte do texto é importante porque aqui se propõe um debate sobre a visão social, o diálogo e cooperação entre Igreja e sociedade. O quarto capítulo do documento apresenta os resultados da campanha da Fraternidade do ano passado e um histórico das campanhas desde a primeira campanha em 1964 até a atual.

Segundo Dom Leonardo Steiner a Campanha da Fraternidade deste ano será “uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano ll. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa e samaritana”. O texto faz referência a vários documentos do Concílio Vaticano ll como “Gaudium et spes”, “Lumen Gentium”, além do documento de Aparecida e a Exortação Apostólica Evangelii  Gaudium” do Papa Francisco.  Alias, o objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2015 é “Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos  pelo Concílio Ecumênico Vaticano ll, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus”. Os seis objetivos específicos  da campanha deste ano são: a) Fazer memória do caminho percorrido  pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual; b) Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da Doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizantes; c) Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral; d) Aprofundara compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura, da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas; e) Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade; e f) Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária .

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald,  Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1

Uma resposta

1. A Campanha da Fraternidade de 2015 é um convite para uma mudança profunda de vida, vivemos no individualismo e estamos nos tornando cada vez mais solitários.