[Artigos] Fundador dos dominicanos

padre-Brenda200Domingos nasceu em Caleruega, Espanha, em 1170 e faleceu em Bolonha, Itália, em 1221. Foi estudante e mais tarde professor em Valência de 1184-1291. Nos últimos anos do século XII ele ingressou no cabide de cônegos reformados em Osma. Em 1204 deixou a Espanha para ir ao sul da França onde tornou líder de movimentos populares que reagiram contra os albigenses, valdenses e outros grupos que perturbavam a fé  e costumes do povo daquela região. Homem de caráter metódico e firmíssimo, deu grande importância aos estudos, como premissa indispensável ao dever apologético dos frades pregadores. Em 1207, perto de Toulouse, nasceu a primeira comunidade dos dominicanos. No dia 22 de dezembro de 1216, o papa Honório III confirmou solenemente a fundação de Domingo. São Domingos queria fundar uma ordem de frades pobres e estudiosos, para que pudessem pregar a doutrina cristã, não somente com palavras, mas com o exemplo de suas vidas sem interesses materiais. Em 1217 Domingos mandou seus 16 frades para os grandes centros mais destacados: como Paris, Bolonha e Roma etc. Ele mesmo pregou na França e especialmente em Roma. Visitou todas as comunidades dominicanas e presidiu os primeiros capítulos gerais da Ordem em 1220 e 1221.

Em dezembro de 1221 Domingos voltou a Bolonha doente e fisicamente fragilizada e esgotada. Neste mesmo ano faleceu no dia 6 de agosto. Foi canonizado em 1234 treze anos depois de sua morte. Os dominicanos colocam as letras OP depois de seus nomes. A sigla representa Ordem de Pregadores. Os dominicanos são missionários itinerantes  hoje conhecidos e admirados  no mundo inteiro. O papa Honório III chamou os pregadores dominicanos de “profetas”, isto é, homens comprometidos com a realidade dos tempos e pregando a Palavra de Deus ao povo em linguagem simples. Também pregaram nas universidades especialmente no campo apologético lutando contra as heresias da época. Foram os dominicanos que realmente espalharam devoção ao Rosário, algo que os frades continuam a fazer hoje. A imagem de São Domingos junto com a de São Francisco foi uma das mais populares da Idade Média.  A Ordem Dominicana tem grandes santos, como: São Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, São Vicente Ferrer, Santa Caterina de Sena etc. Atualmente a Ordem conta com 7.500 membros distribuídos em 700 casas.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald,  Redentorista