[ARTIGOS] Carnaval 2015

padre-Brendan200O Carnaval é o assunto do dia. Este ano, como sempre, o evento acontecerá nos dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas que cai no dia 18 de fevereiro este ano.. Curiosamente, enquanto enormes multidões dele participam, milhares se afastam em busca de ambientes mais calmos e serenos. Alguns procuram muita alegria, fortes emoções e animado divertimento nas músicas, danças e brincadeiras animadas do Carnaval nos clubes e nas ruas. Outros se dirigem aos retiros espirituais ou ambientes pacatos tentando também encontrar alegria, paz, contentamento e satisfação. Infelizmente, um considerável número de pessoas acredita que a Igreja Católica é contra o Carnaval e o condena. Isso simplesmente não é verdade. A Igreja Católica não é contra o Carnaval, mas é contra certos excessos cometidos durante o Carnaval.  Deus e sua Igreja querem ver seus filhos e filhas felizes e contentes compreendendo que o descanso e o repouso são necessários para a pessoa humana. Ninguém é de ferro e todo ser humano precisa intercalar o trabalho com o descanso e com o divertimento. Infelizmente nos dias de Carnaval há muitos divertimentos desenfreados. Muitas pessoas se entregam ao prazer desordenadamente. Há excessos na bebida alcoólica, há o uso e abuso das drogas, há grande falta de pudor e imoralidade de diversos tipos. Devido aos excessos e desregramentos cometidos durante o Carnaval há um elevado número de mortes, acidentes e pessoas agredidas fisicamente, para não falar em agressões verbais. É importante para o católico lembrar que todo divertimento que implica atos obscenos, prazeres ilícitos, paixões desordenadas, atitudes vulgares, riscos mortais e violência é imoral. Num mundo que está perdendo o sentido do pecado é necessário reafirmar que a Lei de Deus não fica suspensa durante o Carnaval.  Por isso, o católico deve se aproveitar dos divertimentos carnavalescos que são sadios, benéficos, equilibrados e, em termos gerais, úteis para a saúde do corpo e da mente. O carnaval nunca devia ser tal que se devesse ter mais tarde vergonha da conduta tida durante esses dias. O carnaval termina na Quarta-feira de Cinzas. Um dia que recorda para todos nós a transitoriedade da vida. Tudo neste mundo passa e passa rapidamente. Diz o salmista: “Setenta anos é o total de nossa vida. Os mais fortes chegam aos oitenta. A maior parte deles em sofrimento e vaidade. Passam depressa e nos desaparecemos” (Salmo 89, 10). Só a eternidade não passa. Logo depois do carnaval segue-se a Quaresma: quarenta dias durante os quais os católicos preparam-se para a Páscoa, a maior festa religiosa do Ano Litúrgico. Muitos católicos, com o intuito de se prepararem melhor para esta grande festa, fazem retiros durante o período do Carnaval. Portanto, que haja neste ano de 2015 um bom e animado Carnaval, sem exageros na bebida alcoólica, sem violências e imoralidades. Que o carnaval deste ano seja um carnaval que não afaste pessoas de Deus ou do próximo, mas sim um Carnaval que seja dias de dissensão sadia.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista