[artigo] UM ÍCONE MILAGROSO

No dia 27 de junho de 2015 iniciou-se o ANO JUBILAR do Ícone Milagroso de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro um dos mais conhecidos e cultuados no mundo inteiro. O Ano Jubilar celebra os 150 anos desde o papa Pio lX, no ano 1866, deu o famoso quadro formalmente aos redentoristas com a seguinte ordem: “Deixe Nossa Senhora do Perpétuo Socorro conhecido no mundo inteiro”. O quadro tem devotos agora em 110 países no mundo. Onde os redentoristas têm uma paróquia ou até uma capela aí há uma devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro normalmente através da sua bem conhecida novena. Em Belém no Pará mais 800.000 mil pessoas fazem a novena cada semana. Em Manila nas Ilhas Filipinas mais de um milhão de pessoas fazem a novena cada quinta feira. Aqui em Fortaleza vários mil devotos fazem a novena em honra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nas oito sessões oferecidas na Igreja São Raimundo Nonato cada quarta feira, na Rua Francisca Clotilde, em Porangabussu.N. Sra. Perpétuo Socorro

Segundo Pe. Lourenço Ferronatto, EP, o ícone da Virgem do Perpétuo Socorro, foi pintado no final do século Xll, inspirado em outra pintura, atribuída a São Lucas Evangelista. A primeira notícia concreta que temos do quadro remonta ao ano de 1496, quando ele era venerado na ilha de Creta, no Mar Mediterrâneo. No século XVl o quadro foi roubado de uma igreja naquela ilha, e levado pelo ladrão para Roma. Pouco tempo depois de chagar em Roma o ladrão adoeceu gravemente e ficou à beira da morte. Arrependido de seu pecado, ele confessou a um amigo o seu furto e pediu que entregasse o quadro a uma igreja de Roma para que recebesse o culto merecido. Em 1499 o quadro foi levado em processão para a Igreja de São Mateus, dos Padres Agostinianos, situada na Via Merulana. Durante três séculos os fiéis acorreram em tão grande número que o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se tornou uma das imagens mais visitadas de Roma. Em 1798 aquela igreja foi destruída numa guerra e o quadro foi levado para outra igreja onde ficou no porão desta igreja esquecido durante anos.

Em janeiro de 1855 os padres redentoristas compraram um terreno na Via Merulana, em Roma, no lugar onde a antiga igreja de São Mateus foi destruída. Neste mesmo local construíram um convento e a Igreja de Santo Afonso. Os redentoristas então solicitaram ao Santo Padre Pio lX que lhe fosse confiada a guarda do milagroso quadro, a fim de expô-lo publicamente no local original. O Papa consentiu e até hoje o quadro fica na Igreja Santo Afonso, na Via Merulana em Roma. Durante o Ano Jubilar uma réplica do ícone original, especialmente abençoada pelo Papa Francisco pela ocasião do jubileu visitará todos os Estados aqui no Brasil. No dia 3 de fevereiro, o redentorista Pe. Robson, conhecido na televisão através de seu programa do Divino Pai Eterno, da Basílica do mesmo nome em Trindade, Goiás, vai trazer para a Igreja São Raimundo em Fortaleza uma réplica do quadro original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Pe. Robson celebrará a santa missa na Igreja São Raimundo às 19.00 horas no dia 3 de fevereiro, durante a qual ele apresentará a réplica do original ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald

Redentorista