[Artigo] Santa Teresinha do Menino Jesus

Santa Teresa do Menino Jesus

Santa Teresa nasceu em Alençon (Normandia) em 1873, filha menor de um matrimônio de 9 filhos, dos quais só quatro mulheres sobreviveram. Foi educada em um ambiente familiar de piedade tradicional, afastada do mundo, característica da classe média cristã francesa daquela época. Em 1877, já morta sua mãe, mudou-se para Lisieux onde completou sua educação com as monjas beneditinas. Aos 15 anos ingressou nas carmelitas de Lisieux, onde haviam precedido suas duas irmãs maiores. Aí viveu 9 anos sem brendan_acontecimentos importantes. Nada extraordinário, senão a vida regular carmelitana vivida com intensidade. Não teve cargos  mais senão o de simples ajudante da mestre de noviços em 1893.

No ano seguinte soube que seu pai  morreu vítima de uma enfermidade que o havia perturbado durante três anos. A saúde de Teresa foi precária. Esta enfermidade a impediu de oferecer-se  como voluntária da fundação das carmelitas em Hanói (Vietnã) em 1897. Três meses na enfermaria do convento terminaram sua vida. A pequena Teresa  teria passado despercebida se não tivesse escrito uma autobiografia espiritual: História de uma alma.  Escreveu-a entre 1895-1897 por ordem de sua superiora Irmã Inês de Jesus. A popularidade dessa obra, traduzida em muitas línguas europeias, assim como os milagres e favores atribuídos à jovem carmelita suscitaram um seguimento sensacional de sua pessoa e espiritualidade em todo o mundo.

O segredo de Teresa deve ser buscado no próprio evangelho. Sua doutrina da “infância espiritual”, que faz da vocação um chamado ao amor –“Minha vocação é o amor” leva-nos ao coração do próprio evangelho. “A maior santa dos tempos modernos transmite a mensagem perene e atual de viver o evangelho no coração e na vida diária” disse Pio Xl.

Teresa foi beatificada em 1923. Canonizada em 1925. Declarada padroeira universal das missões 1927. No dia 19 de outubro de 1997, ocorre a sua solene proclamação como Doutora da Igreja pelo papa São João Paulo ll. Celebramos sua festa cada ano no dia 1º. de outubro.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista