[ARTIGO] Os Bispos e os Políticos

•                                   Os Bispos e os Políticos

padre-Brendan200

No dia 18 de agosto, próximo passado, os bispos das nove dioceses do Ceará convidaram os candidatos ao Governo do Estado do Ceará para um encontro na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil aqui em Fortaleza. Cuja finalidade era ouvir dos candidatos seus planos de governo e para apresentar-lhes algumas preocupações dos bispos. Os candidatos Camilo Santana (PT), Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (Psol) compareceram e apresentaram detalhadamente seus planos de governo num ambiente de grande cordialidade e profundo respeito. O candidato Eunício Oliveira (PMDB) infelizmente não compareceu.

Na ocasião em pauta os bispos entregaram aos candidatos um documento titulado “Os Bispos do Ceará e as Eleições de 2014”. Na primeira parte do documento os bispos externaram suas preocupações em três áreas específicas: a) O modelo de desenvolvimento, onde abordaram: acesso à saúde e educação de qualidade, a concentração da renda e as políticas públicas no âmbito da cultura, esporte e lazer para adolescentes que são, por vezes, tragados pelo mundo das drogas. Também mostraram sua insatisfação com os meios de comunicação em massa não cumprindo o que lhes preceitua a Constituição etc. b) A Democracia como processo permanente de construção coletiva. c) A Segurança Pública. Que deve ter a ambição ampla de ser um movimento que trabalhará as várias dimensões do problema que envolve o drama do tráfico de drogas, da gestão das políticas civil e militar, do abandono do estado de áreas de periferias, do funcionamento do poder judiciário etc.

A segunda parte do documento dos bispos afirma que muitos pleitos se acumulam na sociedade civil nos temas seguintes os quais os bispos elencaram para consideração dos candidatos. a) Populações tradicionais e Excluídas, b) Educação e c) Políticas para o Semiárido. O Documento Episcopal foi assinado pelo Presidente do Regional do Nordeste 1 – CNBB, Dom José Haring, Bispo de Limoeiro do Norte, pelo Vice-Presidente do Regional Nordeste 1, Dom João José Costa, Bispo de Iguatu, e pelo Secretário do Reg. NE 1, Dom Antônio Roberto Cavuto, Bispo de Itapipoca. Quatro bispos compareceram ao encontro: Dom José Haring, Dom Odelir José Magri MCCJ, Dom Ângelo Pignoli e Dom Rosalvo Cordeiro Lima.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald

Redentorista e Assessor do Reg. NE1

Uma resposta

1. 18 de Agosto não é num sábado e sim numa segunda e ja passou. E a matéria esta sendo veiculada com a data de hoje 20 de Agosto de 2014.