[Artigo] O PROFETO MIQUEIAS

O PROFETO MIQUEIAS

O Serviço de Animação Bíblica / Paulinas acabou de publicar um excelente livro de 70 páginas sobre o profeto Miqueias. Este livro é indicado para o “Mês da Bíblica 2016”. O tema do livro é “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e o lema “Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus” (cf. Mq. 6,8). O tema e o lema foram escolhidos pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional os Bispos do Brasil (CNBB) com uma valiosíssima colaboração do Serviço Bíblica (SAB / Paulinas) e algumas outras entidades de estudos bíblicos. Para grupos de estudos bíblicos paroquiais é uma valiosa fonte de subsídios para o tema a ser estudado. O livro contém várias questões básicas como: a) Quem é o autor do livro de Miqueias? b) Quando e onde foi escrito? c) Qual é a finalidade do livro de Miqueias? etc.padre_brendan_coleman

Miqueias tem sete capítulos e o livro em apreço mostra claramente como estes capítulos podem ser distribuídos em quatro partes. Isto é algo importante porque os sete capítulos do livro alternam, num ritmo ternário, perspectivos de julgamento, em que se misturam censuras, ameaças, sentenças de condenação, lamentos e oráculos de salvação etc. dando um tom escatológico. Em termos gerais podemos dizer que o livro de Miqueias é contra as injustiças sociais da época. Tradicionalmente se aceita que os capítulos 1-3 são de fato de Miqueias (excluindo 2, 12-13), os trechos restantes são vistos por alguns como redações.

O fascículo aborda vários aspectos teológicos de Miqueias como: Injustiças, ouvir e escutar, a justiça e o direito, a misericórdia, o resto precioso de Israel e a esperança messiânica. O livro do SAB então oferece “Textos de aprofundamento” por quatro encontros e uma celebração final. Seria oportuno dividir estes quatro encontros para o Mês de setembro 2016. O primeiro encontro é sobre a missão de coragem em ser profeta; o segundo sobre Miqueias como profeta da justiça denunciando a opressão; o terceiro encontro trata do profeta: vivência da misericórdia; o quarto encontro é sobre a esperança messiânica: sonho da humanidade. Cada encontro é muito bem estruturado para facilitar um trabalho grupal. A celebração de encerramento com os cantos e leituras é muita rica especialmente o compromisso com a colocação da mão sobre a bíblia.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald

Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1