Paróquia São José, Dourado, Horizonte

Diáconos:
Secretárias(os):

Confissões:
Sextas-feiras das 8h30 às 11h, na Matriz e 30 minutos antes das celebrações na Matriz e comunidades.

Histórico

DECRETO N 003/2023 – Criação da Paróquia São José – Dourado, Horizonte 19.06.2023.

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
DOM JOSÉ ANTOND APARECIDO TOS MARQUES

Por mercê de Deus e da o Santa Sé Apostólica
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza
Aos que as presentes letras virem, saudação, paz e
Bênção em Nosso Senhor Jesus Cristo.

DECRETO N° 003/003

O Senhor Jesus, tendo realizado a redenção do mundo, por sua morte e ressurreição, e derramando sobre os seus o Espírito Santo, os fez Igreja, comunidade de irmãos, filhos do Pai celeste, para viver o Evangelho do Reino de Deus e ser dele sinal e instrumento neste mundo, a caminho de sua plena rea1ização. Para isto Jesus enviou os apóstolos ao mundo inteiro com a mensagem da salvação. E cada vez mais deve a Igreja realizar sua missão no meio dos homens.

Tendo ouvido o Conselho Presbiteral e cumprindo as determinações estabelecidas pelo Cân. 515  § 2 do C.D.C., havemos por hem decretar como de fato decretamos que fica criada a PARÓQUIA SÄO JOSÉ, desmembrada da Paróquia São João Batista em Horizonte, nesta Arquidiocese de Fortaleza, constituída pelas comunidades compreendidas nos seguintes limites:

– Ao LESTE, tendo a linha divisória a estrada carroçal da localidade de Barra.

– Limite com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Guanacés, Cascavel.

– Ao SUL, tendo como linha divisória a estrada carroçal que liga as localidades de Mundo Novo, Córrego das Quintas, Lagoa de Fora, Lagoa do Onofre e interligando com a Estrada da Malhada que segue em direção ao Oeste – limite com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Pacajus.

– A OESTE, contornando o Açude da Granja São José e o Conjunto Mundim Janjão, tendo a linha divisória um pequeno trecho da Avenida Manoel Ferreira de Almeida seguindo ainda pela Rua Martins Clemente e continuando ainda pelo lado oeste até chegar a localidade de Cachoeira – limite com a paróquia São João Batista em Horizonte.

– Ao NORTE tem como linha divisória da CE 350 a partir da Granja Soave. Ainda na linha divisória da CE 350 na proximidade do KM 20 onde há uma localidade chamada Zé Maria, Aquiraz, tendo como linha divisória a estrada do Sítio Guarda – limite com a Paróquia de São Francisco de Assis em Tapera, Aquiraz.  E seguindo a delimitação da CE 350 na direção leste até a altura da empresa e fonte de Água lndaiá, a estrada da Serra Verde que corta a 0CE 350 fechando o contorno do novo território paroquial interligando a estrada até a Barra – limite com a Área Pastoral São Pedro e São Paulo, de Capim de Roça, Pindoretama.

A nova Paróquia de São José terá como sede a Igreja São José situada na Avenida Manoel de Almeida, 680, CEP 62898-000, Distrito de Dourado, Horizonte – Ce, que será elevada a Igreja Matriz com todas as prerrogativas que lhe cabem pelo Direito.

Dado e passado nesta cidade Metropolitana de Fortaleza e Câmara Arquiepiscopal, sob o nosso Sinal e Selo de nossas Armas, a 19 de junho de 2023.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques

Arcebispo Metropolitano