Plano de Pastoral

Um Plano de Pastoral Arquidiocesano é um documento estratégico que delineia metas, objetivos, diretrizes e atividades pastorais a serem implementadas, geralmente ao longo de um período específico, 2010 – 2025. Este plano foi construído de forma participativa em colaboração com a comunidade local, buscando orientar e coordenar as atividades pastorais em toda a arquidiocese.

O objetivo fundamental de um plano de pastoral é proporcionar uma estrutura organizada e orientadora para as atividades pastorais, seja a arquidiocese, regiões episcopais ou paróquia. Ele é elaborado com o propósito de orientar as ações da comunidade eclesiástica em direção à realização de sua missão evangelizadora.

O Plano tem como intuito guiar a comunidade em seus esforços para viver e comunicar os princípios do Evangelho em seu contexto específico. O plano serve como um instrumento prático para traduzir a missão da Igreja em ações tangíveis e relevantes.

Na Arquidiocese de Fortaleza, a missão é continuar a obra de Jesus Cristo em toda a sua extensão, realizando, em seu território e em favor do povo, tudo o que Ele realizou na Palestina em favor de toda a humanidade. Em consonância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) 2019-2025, a arquidiocese assume o compromisso de evangelizar, seguindo o Objetivo Geral das DGAE:

EVANGELIZAR no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude.

Comunidades Eclesiais Missionárias

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) 2019-2023 destacam a importância das “pequenas comunidades eclesiais” como uma resposta efetiva diante dos desafios impostos pela complexidade urbana e mudança de época, seguindo a indicação do Documento de Aparecida (DAp, nn. 307-310). Para a ação evangelizadora, a formação de pequenas comunidades eclesiais missionárias é apontada como uma prioridade que oferece um referencial concreto para a conversão pastoral (DGAE, n. 36). A caracterização dessas comunidades resgata a experiência fundamental da Igreja primitiva, que encontrava na casa de família um local privilegiado para o encontro e diálogo com Jesus Cristo, estabelecendo a casa como modelo para a ação evangelizadora (DGAE, n.os 73-81).

Nesse contexto, as DGAE enfatizam que as comunidades eclesiais, ao serem concebidas como casas, são espaços de encontro, ternura e solidariedade, representando o lugar da família e mantendo suas portas abertas para acolher a todos (DGAE, n. 129). Em consonância com toda a Igreja no Brasil e em alinhamento com o Objetivo Geral, a Arquidiocese de Fortaleza busca, então, formar comunidades eclesiais missionárias, caracterizadas como Casa da Palavra, do Pão, da Caridade e da Ação Missionária.

Os pilares e as ações evangelizadoras

Na proposta das DGAE 2019-2023, a comunidade eclesial missionária, como ambiente de vivência da fé e forma da presença da Igreja na sociedade, enquanto casa, é sustentada por quatro pilares fundamentais: Palavra, Pão, Caridade e Missão (cf. DGAE, n.o 144). Em forte continuidade com as DGAE 2015-2019, os pilares, com sua finalidade específica, atualizam as urgências da ação evangelizadora (DGAE 2011- 2015 e DGAE 2015-2019).

a) Pilar da Palavra: iniciação à vida cristã e animação bíblica da vida e da pastoral.

b) Pilar do Pão: liturgia e espiritualidade.

c) Pilar da Caridade: a serviço da vida

d) Pilar da Ação Missionária: estado permanente de missão

Conhecendo o Plano de Pastoral

Conheça o Plano de Evangelização, que segundo dom José Antonio expressa na apresentação é o “plano que vem da comunhão universal no Espírito Santo que é Alma e Guia da Igreja, agora quer se expressar na comunhão da Igreja Arquidiocesana, sua caridade e ação no Evangelho para esta porção do Povo de Deus que somos na Arquidiocese de Fortaleza.”