Dados Gerais - Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese

Dados Gerais

Desde 1986, toda a ação missionária e pastoral da Arquidiocese de Fortaleza está articulada em Regiões Episcopais. Por sugestão do Fórum Arquidiocesano de Pastoral realizado em 2008, passou a ser debatido nas Regiões Episcopais a necessidade de uma nova configuração das Regiões. A Assembléia Arquidiocesana de Fortaleza, de 29 de agosto de 2009, aprovou-a e Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques sancionou, através do Decreto 005/2009 de 8 de dezembro de 2009, essa nova configuração com nove Regiões Episcopais. Na introdução do Decreto assim escreve o arcebispo de Fortaleza:

“Considerando a necessidade de atualização das estruturas pastorais da Arquidiocese de Fortaleza: frente ao grande crescimento que tem havido em sua pulação, diante do desenvolvimento das realidades eclesiais e das interpelações à Igreja para sua mais adequada ação evangelizadora;

Após ouvir o Conselho de Presbíteros, o Conselho Arquidiocesano de Pastoral e a XX Assembleia Arquidiocesana de Pastoral de 29 de agosto de 2009 com ampla representação de toda a Igreja Particular;

Atendendo a necessidade de encaminhar os resultados propostos pelas mesmas instâncias e conforme o que determina o C.D.C. em seus cânones 374 § 1, 394 § 1 e 476;

Havemos por bem decretar, como pelo presente Decreto estabelecemos a criação de nove Regiões Episcopais nesta Arquidiocese de Fortaleza, constituídas pelos territórios de suas respectivas paróquias e áreas pastorais…”

Ficaram, então, conforme o Decreto, assim estabelecidas as nove Regiões Episcopais da Arquidiocese de Fortaleza:

Estado do Ceará: Área: 146.348,6 km2

Arquidiocese de Fortaleza: Área: 15.571 km2

A Arquidiocese de Fortaleza termina o ano de 2021 com 138 paróquias e 7 áreas pastorais. Veja quadro dos  Dados por Município. (Censo de 2010)

Além desta dimensão territorial, a Arquidiocese também se organiza e articula por outros eixos e instâncias de animação e articulação pastoral:

• Comissões Arquidiocesanas dos Presbíteros, do Fundo de Solidariedade, do Fundo de Sustentação dos Presbíteros, de cada uma das Prioridades Pastorais.

Diversas pastorais possuem coordenação ou articulação arquidiocesana, mas a metodologia é que essas coordenações arquidiocesanas se façam sempre a partir das Regiões Episcopais. Possuem coordenação arquidiocesana: Campanhas, Conselho de Leigos, Conselho Missionário Arquidiocesano, Pastorais do Dízimo, de Catequese, de Comunicação, Familiar, Vocacional, Litúrgica, do Setor Juventude, das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, Grito dos Excluídos.

Os organismos de ação social, as pastorais sociais e as comunidades eclesiais de base têm uma equipe de articulação arquidiocesana, escolhida em assembleia a cada dois anos.

A articulação das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos envolve:

Pastoral Afro, Pastoral Carcerária, Pastoral da Aids, Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude, Pastoral da Mulher Marginalizada, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Terra (CPT), Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade, Pastoral do Menor, Pastoral do Migrante, Pastoral do Povo da Rua, Pastoral do Turismo, Pastoral dos Pescadores, Pastoral dos Surdos, Pastoral Operária, Caritas Arquidiocesana, Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Curso de Verão na Terra do Sol, Grito dos Excluídos e a coordenação arquidiocesana das CEBs.

Os serviços, movimentos, associações e comunidades novas também possuem uma instancia arquidiocesana de articulação: o Fórum dos Movimentos Eclesiais – FAMEC.

Do FAMEC participam:

Associações Religiosas:

Apostolado da Oração, Movimento das Vocações Sacerdotais Religiosas (Movimento Serra), CVX – Comunidade de Vida Cristã Legião de Maria, Sociedade São Vicente de Paulo, Arautos do Evangelho, Renovação Cristã do Brasil, Associação de Educação Católica, Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares, Instituto Nossa Senhora da Aurora, Juventude Mariana Vicentina,

Serviços Eclesiais:

ECC – Encontro de Casais com Cristo, SOS de Deus,  Obra Kolping no Ceará, Obra Lumen de Evangelização, Encontro Matrimonial Mundial, Movimento das Equipes Docentes, Movimento Terço dos Homens (Arquidiocese de Fortaleza), EJC – Encontro de Jovens com Cristo.

Movimentos Eclesiais:

Movimento Familiar Cristão, Movimento Focolares (M), Movimento Focolares (F), RCC – Renovação Carismática Católica, Movimento das Equipes de Nossa Senhora, Oficinas de Oração e Vida, Movimento Cursilho da Cristandade – MCC, Movimento Sacerdotal Mariano, Movimento Comunhão e Libertação,

 Comunidades Novas:

Comunidade Católica Shalom, Comunidade Corpo Místico de Cristo, Comunidade Face de Cristo, Comunidade Obreiros da Tardinha – COT,  Comunidade Anuncia-me,  Comunidade Missionária Recado, Comunidade Católica Divina Aliança, Comunidade Jesus e Maria, Comunidade Católica Nova Evangelização, Comunidade Coração de Jesus, Comunidade Canção Nova, Comunidade Rainha da Paz, Comunidade Regina Pacis, Comunidade Obra de Maria, Associação Novos Horizontes, Comunidade Mariana Boa Semente.