Diácono Permanente Alexandre Cabral Freire

Ordenação Diaconal: 10/08/2023, por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.

Provisão:

– 10/08/2023 – Uso de Ordem;
– 29 09 2023 – Provisão Diaconal do Diácono Alexandre Cabral Freire, dp – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Tabatinga, Maranguape.

Histórico:

– 10/08/2023 – Uso de Ordem;

HISTÓRICO

Estágio Pastoral: Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Tabatinga, no município de Maranguape (CE).

Lema: “Fazei tudo que Ele vos disser.” (Jo 2,5).

Histórico vocacional:

Nascido na cidade de Quixadá (CE), no 08 de dezembro de 1976. Filho de Alvino Moreira Freire e de Maria Fátima Cabral Freire, casado com Eliane Almeida Cabral desde 10 de maio de 2003, pai de Eduardo Almeida Cabral.

Sua caminhada na Igreja Católica começou em 1992 no Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da sua Paróquia. Quando casado, fez o 21º Encontro de Casais com Cristo (ECC), onde fez parte da Equipe Dirigente em duas oportunidades, da Coordenação do Grupo de Coroinhas da Paróquia, da Pastoral Familiar, dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), Ministros Extraordinários das Exéquias e os Ministros Extraordinários da Palavra (MEP).

Sua vocação diaconal surgiu em 2009, em uma visita pastoral do senhor Arcebispo dom José Antonio Aparecido Tosi Marques à Paroquia Nossa Senhora da Penha, foi quando conheceu um Diácono Permanente que fazia parte da comitiva, naquele momento a Escola Diaconal não estava recebendo novos candidatos.

Deu início a sua formação em 2012 na Escola Diaconal da Arquidiocese de Fortaleza. Em 2019 concluiu os estudos teológicos na Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Sua Paróquia de origem é Nossa Senhora da Penha, em Maranguape (CE). Durante a sua caminhada vocacional desenvolveu o seu serviço pastoral entre os anos de 2016 à 2018 na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Pacatuba (CE), de 2019 à 2021 na Paróquia Santa Cecília, no Bom Jardim, Fortaleza (CE), e desde 2021 está servindo da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Tabatinga, Maranguape (CE).