Arquidiocese divulga Orientações Litúrgicas para a celebração do dia 22 de dezembro

O mestre de cerimônias da Arquidiocese de Fortaleza, padre Rafhael Maciel divulgou nesta segunda-feira, 18, as orientações para os presbíteros que concelebrarão na Solenidade do Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral Metropolitana e Ordenações Presbiterais de Diáconos da Arquidiocese de Fortaleza no dia 22 de dezembro.

Essa será a primeira ordenação presidida por dom Gregório Paixão, OSB, em nossa Igreja Particular. Por imposição de suas mãos e Oração Consecratória ordenará 13 novos presbíteros para a Igreja do Senhor. A celebração poderá ser acompanhada pelo Youtube e as demais mídias arquidiocesanas.

Orientações:

Formulário Litúrgico do aniversário da Solenidade da Dedicação de Igreja

Local para a paramentação:

Cripta: Arcebispo, Bispos, Colégio de Consultores, os últimos Membros do Conselho Episcopais, Pároco da Catedral, Diáconos Auxiliares e os Diáconos Ordenandos;

Salão de festas da Catedral: Clero (presbíteros e diáconos);

Sala interna próxima ao Salão de festas: Seminaristas.

Paramentos: Cor branca

– Os Bispos deverão levar mitra branca e túnica pessoal.

– Os Presbíteros deverão levar consigo túnica e estola branca pessoais.

– Apenas os Presbíteros e Diáconos que estarão diretamente no Presbitério utilizarão casula e dalmática, respectivamente.

– Os seminaristas que irão participar da Procissão litúrgica deverão levar túnica branca.

– Por motivo de espaço, será admitida apenas a participação de seminaristas das Casas de Formação da Arquidiocese (Propedêutico, Filosofia e Teologia), ou daquelas Casas de Formação sacerdotal presentes na Arquidiocese de Fortaleza ou de outras Dioceses que tenham sido convidados, e os candidatos ao diaconato permanente já instituídos. Os jovens ou outros interessados em estarem na Celebração deverão tomar lugar no corpo da Assembleia.

– Após a Bênção Final a Procissão de encerramento seguirá um percurso menor e pede-se que todos os Ministros Ordenados e os demais componentes da Procissão aguardem o arcebispo, para a despedida, na Cripta.

Obs.: Pede-se a atenção dos Ordenandos que, após deixar seus familiares nos lugares reservados, favor dirigirem-se para a Cripta, para que não aja atrasos no início da Celebração.

Obs.: Os profissionais do serviço de filmagem e fotografia só serão admitidos para o acesso ao lugar próximo do Presbitério mediante prévia autorização do Cerimoniário da Arquidiocese.

Fortaleza, 18 de dezembro de 2023

Pe. Rafhael Silva Maciel