Brasão da Arquidiocese de Fortaleza

Arquidiocese divulga Orientações Litúrgicas para a celebração do dia 22 de dezembro

O mestre de cerimônias da Arquidiocese de Fortaleza, padre Rafhael Maciel divulgou nesta segunda-feira, 18, as orientações para os presbíteros que concelebrarão na Solenidade do Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral Metropolitana e Ordenações Presbiterais de Diáconos da Arquidiocese de Fortaleza no dia 22 de dezembro.

Essa será a primeira ordenação presidida por dom Gregório Paixão, OSB, em nossa Igreja Particular. Por imposição de suas mãos e Oração Consecratória ordenará 13 novos presbíteros para a Igreja do Senhor. A celebração poderá ser acompanhada pelo Youtube e as demais mídias arquidiocesanas.

Orientações:

Formulário Litúrgico do aniversário da Solenidade da Dedicação de Igreja

Local para a paramentação:

Cripta: Arcebispo, Bispos, Colégio de Consultores, os últimos Membros do Conselho Episcopais, Pároco da Catedral, Diáconos Auxiliares e os Diáconos Ordenandos;

Salão de festas da Catedral: Clero (presbíteros e diáconos);

Sala interna próxima ao Salão de festas: Seminaristas.

Paramentos: Cor branca

– Os Bispos deverão levar mitra branca e túnica pessoal.

– Os Presbíteros deverão levar consigo túnica e estola branca pessoais.

– Apenas os Presbíteros e Diáconos que estarão diretamente no Presbitério utilizarão casula e dalmática, respectivamente.

– Os seminaristas que irão participar da Procissão litúrgica deverão levar túnica branca.

– Por motivo de espaço, será admitida apenas a participação de seminaristas das Casas de Formação da Arquidiocese (Propedêutico, Filosofia e Teologia), ou daquelas Casas de Formação sacerdotal presentes na Arquidiocese de Fortaleza ou de outras Dioceses que tenham sido convidados, e os candidatos ao diaconato permanente já instituídos. Os jovens ou outros interessados em estarem na Celebração deverão tomar lugar no corpo da Assembleia.

– Após a Bênção Final a Procissão de encerramento seguirá um percurso menor e pede-se que todos os Ministros Ordenados e os demais componentes da Procissão aguardem o arcebispo, para a despedida, na Cripta.

Obs.: Pede-se a atenção dos Ordenandos que, após deixar seus familiares nos lugares reservados, favor dirigirem-se para a Cripta, para que não aja atrasos no início da Celebração.

Obs.: Os profissionais do serviço de filmagem e fotografia só serão admitidos para o acesso ao lugar próximo do Presbitério mediante prévia autorização do Cerimoniário da Arquidiocese.

Fortaleza, 18 de dezembro de 2023

Pe. Rafhael Silva Maciel
Mestre de Cerimônias da Arquidiocese de Fortaleza

Respostas de 2

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais