Arquidiocese de Fortaleza retoma Caminhada com Maria

A Arquidiocese de Fortaleza anuncia a retomada da tradicional Caminhada com Maria, um dos maiores eventos religiosos do país, que acontecerá no dia 15 de agosto, durante a Festa de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade. O evento, que foi declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil em 2015, reúne centenas de milhares de pessoas em uma procissão de doze quilômetros.

A programação terá início ao meio-dia, no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, com uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Em seguida, a procissão seguirá pelo percurso da fé já conhecido dos participantes,  a avenida Coronel Carvalho e Avenida Leste e Oeste, até chegar à Catedral Metropolitana, onde a imagem da padroeira será coroada.

Com o tema “Caminhamos juntos com Maria no amor de Jesus”, a Caminhada deste ano busca seguir o apelo do Papa Francisco em promover a vivência da comunhão e da sinodalidade entre os fiéis. A Comissão organizadora tem trabalhado nos últimos meses para garantir todos os detalhes do evento, que contará com orações, recitação do Rosário e um testemunho público de fé, convidando as pessoas à prática da comunhão, solidariedade, busca pela justiça e paz.

Conectados com a Caminhada com Maria

Uma novidade que acompanha a Caminhada com Maria deste ano é o “Conectados com a Caminhada”. Essa iniciativa, que surgiu durante os anos de pandemia, consiste em uma programação transmitida pela Internet, reunindo artistas católicos, influenciadores e líderes de expressões eclesiais para compartilhar as novidades e convocar a participação de todos no evento.

Campanha Eu ajudo a Fazer a Caminhada com Maria

É importante destacar que a Caminhada com Maria não recebe apoio financeiro de patrocínios ou do poder público. Por isso, neste ano, foi lançada a campanha de arrecadação “Eu ajudo a fazer a Caminhada com Maria”. As pessoas interessadas em contribuir podem fazer doações de qualquer valor por meio do Pix da Arquidiocese de Fortaleza (chave PIX 85 99855.0189).

História da Caminhada

A inspiração para a Caminhada com Maria veio do Papa João Paulo II, que em 2003 declarou aquele ano como o ano do Santo Rosário. A partir disso, o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio, decidiu criar o evento, que se tornou um marco cultural e religioso na região.

Confira os temas da Caminhada com Maria de cada ano:

2003 – Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus

2004 – Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo

2005 – Com Maria seguimos Jesus Eucaristia

2006 – Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo

2007 – Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida

2008 – Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo

2009 – Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo

2010 – Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor!

2011 – Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus – a Palavra de Deus

2012 – Com Maria no Caminho da Fé

2013 – continua o mesmo tema: Com Maria no Caminho da Fé

2014 – Com Maria no Caminho da Esperança

2015 – Caminhamos com Maria na Caridade de Cristo

2016 – “Caminhamos com Maria, Mãe de Misericórdia”

2017 – “Maria caminha conosco no Caminho que é Jesus”

2018 – Tema: “Caminhamos com Maria, Mãe da Igreja”

2019 – “Maria caminha conosco na construção paz.”

2020 – “Maria caminha conosco no cuidado pela vida.” (online)

2021 – “Caminhando com Maria, em Jesus somos todos irmãos.”(online)

2022 – “Caminhando com Maria, em Jesus somos todos irmãos.”(online)

Caminhada com Maria 2023

Caminhamos Juntos no amor de Jesus

Dia 15 de agosto

Início: 12h – Missa no Santuário de Nossa Senhora da Assunção

Percurso da fé: avenida Coronel Carvalho, Avenida Leste e Oeste

Término: 18h – Coroação da padroeira na Catedral Metropolitana de Fortaleza

Mais informações: www.cm.arquidiocesedefortaleza.org.br (em breve no ar )

Pix: chave 85 99855.0189 (Arquidiocese de Fortaleza).