Arquidiocese de Fortaleza realiza II Seminário sobre Dom Antônio de Almeida Lustosa

A Arquidiocese de Fortaleza e a Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa promoverão, nos dias 13 e 14 de agosto, na Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) – Rua Tenente Benévolo, nº 201/Centro – o II SEMINÁRIO DOM ANTÔNIO DE ALMEIDA LUSTOSA, subordinado ao tema UM BISPO SANTO E SÁBIO NO MEIO DO POVO. O evento seráaberto ao públicoe, em especial, aos seminaristas futuros multiplicadores das virtudes do Servo de Deus e aspectos importantes de sua vida e obra pastoral.

Dom Antônio de Almeida Lustosa foi o 2º Arcebispo de Fortaleza por 22 anos, no período de 1941 a 1963, quando renunciou ao Arcebispado pela idade avançada e as condições de sua saúde, tornando-se Arcebispo Emérito de Fortaleza, estando seu jazigo desde 14 de agosto de 1974 na Capela da Ressurreição, na Cripta da Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde pode ser visitado pelos fiéis.

O Seminário será aberto às 18:30 horas do dia 13 de agosto abordando os temas A Biografia de D. Lustosa e As Virtudes Teologais Vividas por D. Lustosa, sendo palestrantes nesse dia Dra. Olga Paiva, ex-Superintendente do IPHAN em Fortaleza, com mestrado em Paris, e o padre Tiago Geyrdenn, coordenador do evento e mestre catedrático da FCF, respectivamente.

No dia 14 de agosto as palestras serão retomadas às 8:00 horas, sobre os temas Dom Lustosa e o Evangelho Social, pelo padre Abimael Nascimento, pároco da Aerolândia e Assessor Teológico da Comissão, finalizando com O Processo Canônico, apresentada pelo padre Josileudo Queiroz Façanha, Procurador Canônico do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação do Ceará (TERACE). O encerramento ficará a cargo do Bispo Auxiliar Dom Waldemir Vicente Andrade Santos.

Dom Antônio é Servo de Deus e está em processo de beatificação e canonização. Por isso, a cada ano, no dia 14 de agosto, a Arquidiocese de Fortaleza, sob a presidência de Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, celebra missa em homenagem ao ínclito Arcebispo, reverenciando a data de sua Páscoa eterna (45 anos).

Fonte: Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa.