Arquidiocese de Fortaleza promove XXIV Assembleia Pastoral

As lideranças da Igreja de Fortaleza, dentre elas seus pastores e os representantes das pastorais, movimentos e serviços, guiadas pelo Espírito Santo reuniram-se em Assembleia, no último sábado, 16 de novembro, no Auditório da Faculdade Católica de Fortaleza.

Os participantes tinham o ideal de construir o Plano Pastoral Arquidiocesano para o quadriênio 2019-2023, planejado em três momentos: num primeiro momento vendo a realidade social e a presença eclesial nela; segundo acolhendo as pistas que o Evangelho e os documentos do magistério da Igreja dão e por fim, o agir que delineia o modo como exerceremos a missão de Jesus nas comunidades de fé.

Para o Arcebispo Metropolitano da capital cearense, dom José Antonio, “faz-se necessário, como Igreja – Povo de Deus, estarmos atentos aos sinais dos tempos, inseridos na dinâmica das Novas Diretrizes Gerais da CNBB 2019-2023 e continuarmos a Ação Evangelizadora Eclesial. Vivemos num tempo de muitas turbulências no campo político, econômico e social”.

Na última etapa assessorada pelo Padre Almir Magalhães, ele sugere algumas indicações para a vitalidade do Plano Pastoral, para que tenhamos uma Igreja sinodal, de conjunto. “Arcebispo, bispos auxiliares, vigários episcopais, Conselho de Pastoral, Conselho Econômico, Secretariado Pastoral, tem a responsabilidade de manter aceso o Plano, para que não caia no esquecimento de um lado, ou, “ser colocado na lixeira” por outro, sendo substituído por outras indicações, caindo no relativismo e, portanto, perdendo a visibilidade eclesial”, pontua o religioso.