Arquidiocese de Fortaleza participa de Encontro Nacional em preparação ao Jubileu de 2025

Padre Watson Façanha e dom Rino Fisichella – Foto: arquivo pessoal

Acontece nos dias 29 e 30 de janeiro o Encontro Nacional “Preparando o Jubileu 2025” na Casa Dom Luciano Mendes, em Brasília (DF), com aproximadamente 300 pessoas de todos os 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Bispos, padres, religiosos e leigos juntos, “peregrinos da esperança” para celebrar esse tempo importante e fecundo para a Igreja.

“Entre os presentes, destacou-se a presença de dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização no Vaticano e uma figura-chave na organização do Jubileu de 2025. Como convidado especial, dom Rino compartilhou sobre o significado do Jubileu e alguns dos anseios do Papa Francisco para o próximo Ano Santo, sob o tema “Peregrinos de Esperança””, lê-se no site da CNBB.

Da Arquidiocese de Fortaleza participam dom Júlio César Souza de Jesus, bispo auxiliar, padre Watson Holanda Façanha, coordenador arquidiocesano de pastoral e Moysés Azevedo, fundador e moderador da Comunidade Católica Shalom. Além deles, também estiveram padres das dioceses cearenses de Itapipoca, Crato, Quixadá e Limoeiro do Norte.

Participantes cearenses e dom Rino Fisichella

“Estes dias de encontro nacional em preparação para o ano jubilar de 2025, tem sido uma experiência singular de comunhão com os representantes diocesanos vindos dos 19 regionais. Com muito cordialidade, dom Rino, convidado pela presidência da CNBB para nos falar dos passos já dados na preparação do Jubileu, em suas colocações nos motivou a criar caminhos diocesanos que ajudem o povo de Deus a vivenciar bem este tempo de graça e renovação”, expressa padre Watson Façanha.

“O Jubileu representou sempre na vida da Igreja um acontecimento de grande relevância espiritual, eclesial e social. Desde que Bonifácio VIII, em 1300, instituiu o primeiro Ano Santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, a cinquentenária e por fim fixada de vinte e cinco em vinte e cinco anos –, o fiel e santo povo de Deus viveu esta celebração como um dom especial de graça, caracterizado pelo perdão dos pecados e, em particular, pela indulgência, expressão plena da misericórdia de Deus”, salienta o Papa Francisco.

Segundo, dom Rino Fisichella são esperados 32 milhões de peregrinos na cidade eterna, Roma, durante o jubileu, destes 250 mil peregrinos oriundos do Brasil. Na ocasião, o Pró-Prefeito para a Evangelização divulgou o calendário geral do Jubileu explicando as atividades de cada mês, desde abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, em 24 de dezembro deste ano até o Jubileu dos Reclusos em 14 de dezembro de 2025.

“Retornando as nossas dioceses, busquemos na escuta do Espírito Santo estabelecer de forma criativa itinerários espirituais diocesanos que aproximem a celebração do Jubileu das famílias, dos jovens, das comunidades e paroquiais”, conclui padre Watson.

Baixe o calendário do Jubileu 2025: