Arquidiocese de Fortaleza lança 5ª. Semana Social Brasileira

Logo mais, às 18h30min, no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, acontece o seminário de lançamento da 5ª. Semana Social Brasileira (SSB) na Arquidiocese de Fortaleza. O evento é realizado pela CNBB em parceria com os movimentos sociais do Brasil.

Os movimentos sociais, pastorais sociais, comunidades eclesiais de base, regiões episcopais e paroquias, estrão reunidos para debater o tema da 5ª. SSB: “Estado para que e para quem”. A democratização do estado é um dos elementos de debate que aglutinará os eixos: Saúde Pública (drogadição, prevenção, saúde mental); Educação Pública (Política educacional, sucateamento); Sustentabilidade (impactos ambientais, resíduos sólidos e bem viver); Megaprojetos (mobilidade e moradia) e Convivência com o Semiárido (tecnologias e segurança alimentar). O evento contará com a presença do assessor nacional da 5ª. SSB, Cesar Sanson (professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), do Leonardo Sá (professor da Universidade Federal do Ceará) e Thiago Valentim (Coordenador da Comissão Pastoral da Terra/Regional Ceará).

A realização da 5ª SSB atende as propostas do Plano de Pastoral a 5ª urgência, contida nas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja, que se refere às consequências sociais, no sentido de trabalhar para a vida plena do povo. Esse momento abre os trabalhos da 5ª. SSB que pretende ser um processo até maio de 2013 – momento de realização da 5ª. SSB nacional. Ainda em 2013 os atores envolvidos nesse processo realizarão a Semana Social Brasileira de 31 de agosto a 7 de setembro culminando com o Grito dos(as) Excluídos(as) 2012.

Semana Social Brasileira

A realização das semanas sociais conta com o apoio de diversos atores e setores da sociedade desde o início dos anos 90. Ela aglutina essas forças além de partilhar suas experiências do “Bem Viver”. Esse ano a democratização do estado no Brasil, a partir das estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais, será um dos pilares de reflexão da 5ª SSB. Mais do que discutir o Estado pretende-se discutir a sociedade promovendo a participação dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável. A SSB é um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e a Paz.

Objetivos das Semanas Sociais

Mobilizar as comunidades eclesiais, os movimentos sociais, as pastorais, os organismos e as forças sociais para refletir sobre as estruturas sociais, políticas e econômicas do Estado Brasileiro e participar do processo de sua democratização, promovendo a participação dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável.

Entenda o processo

Em 2011 o plenário da 49ª Assembleia da CNBB, em Aparecida, São Paulo, os bispos do Brasil aprovaram por unanimidade a realização da 5ª Semana Social Brasileira (SSB). A partir desse momento a Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz – Comissão 8 (CNBB), deu continuidade ao processo de realização da mesma propondo um calendário para esse processo: Agosto 2011 – Lançamento durante a Seminário das Pastorais Sociais e Organismo, Brasília; Outubro 2011 – Lançamento para a imprensa, divulgação dos instrumentos teóricos e metodológicos; Abril 2012 – Debate com os bispos durante a 50ª. Assembleia Geral da CNBB; Abril/Setembro 2012 – Realização da Semana Social nas Dioceses e Regionais; Agosto 2012 Seminário Nacional, em Brasília; Maio 2012 – Evento de encerramento, em Brasília.

Serviço

Seminário de lançamento da 5ª. Semana Social Brasileira na Arquidiocese de Fortaleza

Quando: 13 e 14 de julho

Onde: Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”. Entrada pela Rodrigues Junior, 300.

Contatos: Jeane Freitas, Comunicadora Popular da Cáritas Regional (85) 8768 9565 ou Francisco Vladimir (85) 8922 0089, (85) 3388 8702 (Assessor de Comunicação da 5ª. Semana Social Brasileira e do Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza).