Arquidiocese de Fortaleza celebra XIX edição da Caminhada com Maria em formato online

A Arquidiocese de Fortaleza está nos últimos preparativos para a Caminhada com Maria 2021 que este ano será realizada de forma online. A transmissão será feita através do Canal de YouTube  e Facebook.

Neste ano a Caminhada com Maria terá como tema: “Caminhando com Maria, em Jesus somos todos irmãos” e a citação bíblica  “Quem é  minha Mãe? Quem são meus irmãos? … Quem fizer a vontade de meu Pai que estar nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mt 12,50)

Em carta aos padres e comunidades, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza falou sobre a realização do evento: “Continuamos vivendo um tempo de circunstâncias extraordinárias que nos impedem realizar a nossa Caminhada com Maria, como há anos estávamos fazendo. Por isso algo alternativo foi pensado para a celebração da Assunção de Nossa Senhora, Padroeira da Cidade de Fortaleza e Mãe querida de todo o nosso povo.

Pela décima nona vez estaremos realizando a CAMINHADA COM MARIA por ocasião da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Cidade de Fortaleza, no dia 15 de agosto. Nosso caminhar neste ano será realizado como no ano passado: mais recolhido, em isolamento social, mas não menos verdadeiro e profundo, pois somos chamados a ultrapassar os sinais externos do caminhar para percebê-lo e vivê-lo no seu espírito, no seu significado mais verdadeiro: o caminhar da vida no Amor de Deus!”

O arcebispo metropolitano falou ainda como será feita a transmissão, disse: “Usando os meios de comunicação, realizaremos uma caminhada espiritual, a partir de cada casa, de cada comunidade, a comunhão de toda a Família de Deus presente na cidade e em toda a arquidiocese e aberta ao mundo em seu testemunho de fé. Assim, rezaremos o rosário em coligação pelas mídias sociais. Seremos orientados por meio da PASCOM arquidiocesana, das rádios Dom Bosco e Shalom, como também pelas mídias sociais para a nossa participação. Realizaremos assim esta grande comunhão, não pela presença física na caminhada, mas pelo caminho comum da fé.

Como irá acontecer

De acordo com o Arcebispo a recitação do Rosário será dividida com as quatro Regiões Episcopais Metropolitanas (REM) que estão em Fortaleza, já que Nossa Senhora da Assunção é padroeira municipal. Assim, irão recitar o rosário a Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, a Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, a Região Episcopal Metropolitana Bom Jesus dos Aflitos e a Região Episcopal Metropolitana São José. Essas regiões estarão representadas por cinco Paróquias, onde cada uma rezará um mistério de cada terço.

REM Nossa Senhora da Assunção – Mistérios Gozosos

REM Nossa Senhora da Conceição – Mistérios Luminosos

REM Bom Jesus dos Aflitos – Mistérios Dolorosos

REM São José – Mistérios Gloriosos

A Pastoral da Comunicação, PASCOM, fará toda transmissão diretamente da Cripta da Catedral Metropolitana e a portas fechadas.

A Programação do dia 15 de agosto

9h – Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza, presidirá a celebração da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora no Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha.

10h30min – Programa “Conectados com a Caminhada com Maria”.

13 horas – Diálogos da Caminhada

14 h – Abertura Oficial da Caminhada com Maria com Dom José Antonio, direto da Cripta da Catedral.

Livro com as orações do Rosário

Todos terão acesso ao livro com as orações, reflexões e cânticos da XIX Caminhada com Maria, preparado especialmente por Dom José Antonio para a vivência espiritual desse evento.

Patrimônio Imaterial

A Caminhada com Maria foi declarada no dia 5 de junho de 2015, patrimônio cultural imaterial do Brasil por sanção da Presidente da República ao Decreto de Lei do Congresso Nacional. A Lei Nº 13.330 tem como objetivo, “reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro”.

Informações:

Coordenação Geral:  Pe. Francisco Antônio Francileudo  (85) 9 9604.1379