Arquidiocese de Fortaleza abre o Mês Missionário Extraordinário

Na noite desse domingo (06), a Arquidiocese de Fortaleza celebrou a abertura do Mês Missionário Extraordinário. A celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques e concelebrado pelos bispos auxiliares Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, Dom Valdemir Vicente e Dom Júlio César, além dos presbíteros, diáconos, seminaristas e todo o povo de Deus. Em comunhão com o Papa Francisco, que proclamou o Mês Missionário com o objetivo de: “despertar maior a consciência da missio ad gentes eclesial e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.

Com a participação e animação do Conselho Missionário (Arqui)diocesano (COMIDI), diversas pastorais, movimentos e obras missionárias da Arquidiocese se fizeram presentes na solenidade. Cerca de 20 paróquias e congregações religiosas também participaram.

Durante a homilia, Dom José enfatizou que a missão é dom de Deus e um ato de amor. “Quando acolhemos o dom de Deus, percebemos que a missão não é obrigação! Não é só para alguns. A missão é de todos, para todos. É um ato de amar e servir”. Dom José também recordou o Sínodo para a Amazônia, que tem como tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral, que deu-se início hoje, no Vaticano. Nove países que compõem a região Pan-Amazônica (Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa).

Dom José tratou o sínodo como “Dom de Deus no coração humano” e finalizou rogando a Deus que nos anime a sermos missionários e que possamos levar o evangelho a toda criatura.

Por Taynan Lima – Pascom da Paróquia São João Paulo II – Acaracuzinho

Vídeo – Pascom da Paróquia São José – Passaré