Ano da Juventude 2013

padre-Brendan200Este ano é um ano muito especial para a Igreja Católica e mais especificamente para a juventude católica, que irá reunir-se com o Santo Padre Bento XVl no Rio de Janeiro, nos dias de 23 a 28 de julho. É o ano da Jornada Mundial da Juventude. O Ano da Juventude foi solenemente aberto na virada do ano para 2013 no Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O ato da abertura aconteceu com uma celebração eucarística presidida pelo Arcebispo de Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. No dia 21 de agosto de 2011, na cidade de Madri, Espanha, os jovens brasileiros receberam das mãos dos jovens espanhóis a Cruz e o Ícone Mariano, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. Neste dia, junto com estes símbolos, o Santo Padre Bento XVl, entregou à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro a incumbência de organizar a próxima JMJ.

Em clima de contagem regressiva para a JMJ Rio 2013, o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, encaminhou uma mensagem a todos os párocos e presbíteros do país no primeiro dia deste ano enfatizando a importância do evento para toda a Igreja. Segundo Dom Eduardo: “Deus está nos abençoando com este ano da juventude: Campanha da Fraternidade e Juventude, Jornada Mundial da Juventude e Semana Missionária”. O bispo escreve que a Igreja tem muito a aprender com os jovens, mas precisa se fazer presente ao lado deles para que isso aconteça de fato. E acrescentou: “Abramos nossas bocas e escancaremos palavras de incentivo aos jovens, convocando-os a se sentarem no lugar que por tanto tempo, em muitos ambientes, ficou vazio por nossa culpa”.

Na JMJ do Rio de Janeiro 2013, a expectativa é receber milhões de jovens, vindos de todas as partes do mundo. Para isso, uma grande estrutura está sendo montada no Rio de Janeiro.  Haverá 35 mil voluntários cuidadosamente selecionados para ajudar na Jornada. A parte logística está sendo elaborada e desenvolvida com peritos nas várias áreias: alimentação (uma rede de estabelecimentos de alimentação credenciados, sistema de tickets para as refeições), hospedagem (casas religiosas, conventos, hotéis, pousadas, colégios, escolas, residências familiares etc.), segurança (com as várias autoridades neste setor), transporte etc. Os peregrinos receberão kits especiais com todas as orientações necessárias. Também haverá uma lista de hotéis, restaurantes e bares etc. oferecendo abatimentos especiais nos preços aos portadores de crachás da JMJ.

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19) é o lema da Jornada Mundial da Juventude para 2013. A juventude quer cumprir este mandamento. A JMJ se aproxima! E “com palavras novas, jeito novo, ousadia nova, caminhos novos queremos proclamar a Vida de Jesus Cristo e o Reino por Ele anunciado” (JMJ, Rio2013, Edições da CNBB, 2012, p.9).

Pe. Brendan Coleman Mc Donald

Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1