A Verdade sobre Dom Delgado | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

A Verdade sobre Dom Delgado

Nestes dias em que estamos vivendo o momento maior do Jubileu da Arquidiocese de Fortaleza em seu centenário, apresentamos o trabalho monográfico de José Ribamar Fernandes Brandão sobre dom Delgado, apresentado no final do reconhecimento ou revalidação do Curso de Teologia.dom-José-de-Medeiros-Delgad

Dom Delgado foi o terceiro arcebispo de Fortaleza e apascentou o rebanho de Deus nesta Arquidiocese durante dez anos, numa década muito marcante para a Igreja, por conta do Concílio Vaticano II, e para sociedade brasileira, por conta da situação politica de ditadura.  De um lado saíamos de uma igreja voltada, prioritariamente, para dentro de si mesma para uma igreja voltada para o povo “Alegria e Esperança” (documento conciliar sobre a Igreja no Mundo), de um palácio episcopal praticamente fechado para um palácio episcopal permanentemente aberto, manhã e tarde, para padres e leigos que procuravam falar com o arcebispo. Por isso, muitas vezes, sofreu antagonismos e dissabores, o que ele revela em ‘Pedaços de mim Mesmo”, obra de sua autoria ao deixar a Arquidiocese de Fortaleza.

Ribamar Brandão, hoje economista e membro das Equipes de Nossa Senhora, foi seminarista no Seminário da Prainha de 1950 a 1962, ano em que terminou o curso de Teologia. Decidiu não pedir logo a ordem do Subdiaconato, na época, a primeira das ordens maiores. Pediu ao Arcebispo Dom Lustosa um tempo a mais, fora da vida de Seminário, para tomar sua decisão. Dom Lustosa acatou sua proposta, mas o nomeou Diretor da Escola Cura d’Ars, em 1963. Poucos meses depois, Dom Lustosa renuncia e Dom Delgado assume a Arquidiocese de Fortaleza. Dom Delgado escuta o Brandão, gosta de sua proposição e o nomeia secretário particular do Arcebispo.

Como secretário particular, durante cinco anos, e como seu representante no Banco Popular de Fortaleza, banco da Arquidiocese, e amigo de dom Delgado durante toda sua vida, Brandão o conheceu muito bem. Sua palavra é fundamentada e verdadeira. Vale a pena ler essa obra, ainda inédita.

Miguel Arcanjo Fernandes Brandão

centenário_logo

2 Comentários »

2 Comentários »

  • kedima disse:

    Não conheci este santo Dom José de Medeiros Delgado, de saudosa memoriam, mas pelo que escutar falar sobre a sua conduta o Padre Enemias, sempre se refere a este santo arcebispo : Meu Bom Samaritano, Meu Pai. Meu Amigo e Meu Irmão… Dom Delgado, foi autentico e fiel aos mais pobres, necessitados e fracos, a Caridade foi sua meta pois era o próprio Espirito Santo quem o Chamou por isso foi fiel, mesmo tendo que renunciar como fez o PAPA BENTO XVI para que assim fosse realizada a sua obra Salvifica…Quem conhece este Bispo pode contar mais do que eu… Viva a Arquidiocese de Fortaleza que hoje também é representada por NOSSO QUERIDO DOM JOSE ANTONIO APARECIDO TOSI MARQUES, um abraço e que seja FEITA A VONTADE DE DEUS …SALVE MARIA!

  • Pe Robério disse:

    Agradeço ao amigo José Ribamar pelo resgate histórico de Dom José de Medeiros Delgado,que não tive o Privilegio de conhecer mas já Li a Monografia do Ribamar e fiquei encantado em saber o Legado de Dom Delgado deixou. Foi o Arcebispo que faz a aplicação do concilio Vaticano II na arquidiocese.


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Arquidioccese de Fortaleza - Vatican News

Iraque, Sako: esperamos a mensagem de esperança do Papa

Arquidioccese de Fortaleza - Vatican News

Francisco: que a Santíssima Trindade nos faça crescer na unidade

arqfortaleza_padre_geovane

Só Deus Basta

Arquidiocese de Fortaleza

Os Papas e o Ecumenismo

O tempo é de Deus