A Conferência Eclesial da Amazônia elegeu nova presidência para os próximos quatro anos

A Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) reuniu-se em assembleia ordinária nos dias 26 e 27 de março, com parte dos participantes de maneira presencial em São Paulo (SP) e outra parte de modo virtual.

Durante a reunião, os participantes refletiram sobre o caminho realizado nos últimos anos e os desafios que estão por vir na implementação dos encaminhamentos do Sínodo Amazônico, através dos Núcleos Temáticos.

Também foi apresentado um plano para a reforma dos Estatutos que contribuirá para o fortalecimento e consolidação da CEAMA no espírito de sinodalidade, da Assembleia Eclesial e como serviço às jurisdições eclesiásticas da Amazônia.

Renúncia do cardeal Cláudio Hummes

Em discurso de saudação no início da Conferência, dia 26 de março, o seu atual presidente, o cardeal Cláudio Hummes, apresentou um pedido de renúncia ao cargo alegando questões ligadas à saúde.

Os gritos da realidade atual, os da sociedade e da Igreja, e tudo o que vos apresento como presidente da nossa CEAMA, convidam-nos a tecer uma estratégia de maior encarnação territorial que reforce os caminhos da Ceama. Isto implica um tempo e um esforço que, dadas as minhas atuais condições de saúde, não estou em condições de enfrentar, de modo a assegurar que o que vemos claramente no horizonte possa ser realizado com toda a força necessária”, justificou.

O cardeal Cláudio escreveu uma carta ao Santo Padre comunicando sua decisão. “Estou profundamente grato pela compreensão do nosso amado Francisco, bem como de todos vós, e deveis saber que continuarei inteiramente disponível, como a minha força permite, para servir e acompanhar no que for necessário neste projeto que nos dá tanta esperança”, disse.

Nova presidência da CEAMA

Após a renúncia de seu presidente, o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Cláudio Hummes, e dos demais membros da presidência, ocorreu a eleição de novos dignitários da CEAMA.  O arcebispo de Huancayo (Peru) e atual presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM, cardeal Pedro Barreto, foi eleito presidente da Conferência.

O arcebispo de Manaus (AM), dom Leonardo Steiner, foi eleito como primeiro vice-presidente, e o coordenador do Centro de Redes e Ação Pastoral do CELAM (Equador), Mauricio López, como segundo vice-presidente. O bispo de Pando (Bolívia), dom Eugenio Coter, foi ratificado como representante dos bispos amazônicos na presidência da CEAMA.

O cardeal Pedro Barreto expressou sua gratidão ao cardeal Claudio Hummes por seu trabalho, nos últimos anos, para consolidar a REPAM e a CEAMA. “A força do Espírito Santo nos encoraja a continuar neste caminho, com uma estratégia de encarnação no território amazônico na complementaridade entre a CEAMA e a REPAM nesta tarefa. Que os povos originários e as comunidades tradicionais da Amazônia se sintam parte da Igreja e na defesa da vida na Amazônia”.