
As inscrições para o curso “Liderança e Coordenação de Grupos de Jovens” foram prorrogadas até o dia 12 de julho. A formação é promovida pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pode ser feita de forma gratuita. O público-alvo são jovens de 14 a 29 anos que desejam liderar, coordenar, animar e servir melhor na missão junto às juventudes.
Segundo a Comissão para a Juventude da CNBB, o Curso de Liderança e Coordenação de Grupos de Jovens é uma proposta formativa da Pastoral Juvenil do Brasil, voltada a fortalecer o protagonismo juvenil e preparar jovens líderes para o serviço e a comunhão. “É um itinerário de amadurecimento humano, espiritual e pastoral, que ajuda o jovem a descobrir seu papel como discípulo missionário de Cristo no meio da juventude”, explica a Comissão para a Juventude.
A proposta é que, após a conclusão do curso, o jovem seja capaz de compreender e viver a identidade cristã da liderança; animar grupos com maturidade, fé e espírito comunitário; ser referência de compromisso e serviço em sua realidade pastoral; contribuir para a unidade e o crescimento da Pastoral Juvenil em sua diocese ou comunidade.
O curso é oferecido na plataforma de Ensino a Distância (EAD) dos Jovens Conectados, combinando teoria, espiritualidade e prática pastoral, estimulando os participantes a viverem a liderança como serviço e testemunho de fé. Os módulos combinam formação teórica, com base em documentos da Igreja e experiências da Pastoral Juvenil; reflexão pessoal e comunitária, a partir da realidade dos grupos de jovens; ação prática, com propostas de aplicação no cotidiano das comunidades.
Acesse ead.jovensconectados.org.br e inscreva-se.