5ª Semana Catequética: “Iniciação à Vida Cristã: Desafios e perspectivas para a Igreja do Nosso Tempo”

Teve início no dia 20 de fevereiro a 5ª Semana Catequética da ESPAC – Escola de Pastoral Catequética. Com o Tema “Iniciação à Vida Cristã: Desafios e Perspectivas para a Igreja do Nosso Tempo”. A semana objetiva oferecer aos catequistas do Batismo, Eucaristia, Crisma e demais agentes de pastoral, uma reflexão sobre a Iniciação à Vida Cristã contemplando os desafios e as perspectivas que a iniciação cristã oferece como itinerário catequético, para uma educação da fé permanente no caminho do discipulado e seguimento a Jesus.

A temática geral está sendo assessorada por Dom Beto Breis, bispo de Juazeiro da Bahia.

A Celebração Eucarística de abertura da semana foi presidida por Dom José Antonio e concelebrada por Dom Beto Breis, Pe. Emílio Castelo e Diácono Fernando Cavalcante.

Nos dias 20 e 21 foram proferidas as conferências sobre os desafios e perspectivas da Iniciação à Vida Cristã. Nos dias 23 e 24 os participantes estarão nas oficinas temáticas refletindo os seguintes temas:
. A Liturgia no Processo Catecumenal
. Formação para a Vida Cristã
. Espiritualidade e Vida Cristã
. Vida Eclesial: Novas Estruturas e Articulações Pastorais
. Acolhimento e Relações Interpessoais
. Experiência Pessoal de Encontro com Jesus

300 Catequistas responderam ao convite e estão participando da semana. Regiões Episcopais presentes:
. Região Metropolitana Bom Jesus dos Aflitos – 110
. Região Metropolitana São José – 76
. Região Metropolitana Nossa Senhora da Conceição – 61
. Região Metropolitana Nossa Senhora da Assunção – 50
. Região Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres – 02
. Região São Pedro e São Paulo – 01

Dia 24 a semana terá seu encerramento com a apresentação das oficinas, conclusões de Dom Beto e o momento celebrativo de envio dos catequistas.

A todos nossa gratidão e esperança de que a Semana Catequética tenha ajudado a todos os catequistas a repensarem sua ação catequética e os fortalecido para provocarem uma mudança na catequese de suas paróquias e comunidades assumindo a Iniciação Cristã como o itinerário catequético para a educação da fé.

Uma resposta