59ª AG CNBB: bispos validarão subsídio que trata sobre os critérios para a instituição do ministério do catequista

Dom José Antônio Peruzzo, presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), gravou um vídeo sobre o subsídio que trata sobre os critérios e encaminhamentos práticos para a instituição do ministério de catequista. O documento será objeto de apreciação e votação por parte do episcopado brasileiro durante a 59ª Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada em Aparecida (SP), de 28 de agosto a 2 de setembro.

A intenção, com a votação do subsídio na 59ª Assembleia, segundo dom Peruzzo, é que os bispos reconheçam se de fato o documento é válido e se pode oferecer às dioceses uma espécie de roteiro.

“O subsídio é um referencial a partir do qual cada bispo e na circunscrição em que lhe é confiada siga o quanto possível esses critérios propostos e refletidos”, disse.

O objetivo, de acordo com ele, é que o bispos implantem o que o Papa Francisco pediu e determinou que vale como uma das expressões sublimes de evangelização: valorizar os catequistas como ministros evangelizadores.

Na gravação, dom Peruzzo esclarece que o subsídio “Critérios e itinerário para a Instituição do Ministério de Catequista” foi preparado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB e teve como inspiração o Motu Proprio Antiquum Ministerium, do Papa Francisco, no qual a Igreja reconhece o Ministério de Catequista.

Ademais, o arcebispo salientou que o subsídio traz algumas considerações que podem ser colocadas em prática na vida comunitária.

Assista o vídeo na íntegra: