50ª. Assembléia Geral da CNBB

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald, C.Ss.R

Quarta feira, dia 18 até quinta feria dia 26 de abril, os Bispos do Brasil se reúnem no recém construído Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, no Santuário Nacional em Aparecida para a 50ª. Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que este ano reflete sobre “a Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja”. Cerca de 350 bispos devem participar do encontro deste ano. O tema da assembléia será fortemente influenciado pela Exortação Apostólica pós-sinodal “Verbum Domini” (a Palavra de Deus) do Papa Bento XVl e escrita em 30 de dezembro de 2010. No fim da assembléia a reflexão deste tema central será apresentada em documento oficial da CNBB para ajudar as comunidades no Brasil a conhecer melhor a Palavra de Deus.

A assembléia se desenvolverá em duas sessões solenes. A primeira sessão solene será para comemorar o Jubileu de Ouro (os 50 anos) das assembléias da CNBB e os 60 anos da criação da CNBB. Oficialmente a CNBB foi criada no dia 14 de outubro de 1952, mas a celebração será antecipada. A segunda sessão solene vai lembrar os 50 anos do início do Concílio Vaticano ll, cuja inauguração deu-se em 11 de outubro de 1962. Esta sessão solene deve lembrar também dos 20 anos da promulgação do Catecismo da Igreja Católica, e ainda o “Ano da Fé” proclamado pelo papa Bento XVl e que começará no dia 11 de outubro de 2012.

Segundo Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, questionado sobre as discussões em plenário na Assembléia dos Bispos: “Os bispos chegam pára um desses encontros trazendo no coração a vida concreta do seu povo. Assim, estão sempre presentes, nas reflexões, as tristezas e alegrias vividas neste País. As infidelidades no exercício da política para o bem comum, a desigualdade social e econômica, as agressões à integridade da vida, as interrogações de natureza moral em relação aos fenômenos da modernidade e tantos outros aspectos da vida do povo têm seu lugar garantido na meditação e no compromisso dos bispos”. Será tratado também a JMJ (Jornada Mundial dos Jovens) com o papa no Rio Janeiro em julho de 2013.

Durante esta assembléia serão eleitos quatro representantes e dois suplentes para o Sínodo dos Bispos em Roma, que terá como tema: “A Nova Evangelização para a Transmissão da Fé”. Na missa de inauguração o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Presidente da CNBB saudou o aniversário de 85 anos do Papa e lembrou também da celebração do 7º. Ano do seu pontificado que será celebrado no dia 24 de abril.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e assessor da CNBB Reg. NE1