O Servo de Deus e o a Ano de São José | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

O Servo de Deus e o a Ano de São José

Por meio da Carta Apostólica Patris Corde, o Papa Francisco instituiu o Ano de São José em comemoração aos 150 anos da declaração de São José como Padroeiro Universal da Igreja. Obviamente, este valioso feito do Papa Francisco repercute em toda a Igreja. Toda a comunidade de fiéis se prontifica a homenagear o seu Padroeiro Universal. Mas, como é sabido, muitos santos e santas foram intensamente devotos de São José, a isto não escapa o Servo de Deus Dom Antônio de Almeida Lustosa que, aliás, podemos arriscar em dizer, destaca-se em sua devoção ao patrono da Casa de Nazaré.

dom lustosa

Seguramente não apenas em seu episcopado, mas desde a juventude Dom Lustosa já nutria grande amor por São José. É esse amor que vai leva-lo a homenagear São José em diversas obras, sejam as obras vocacionais, seja em orações, novenas e títulos de Igrejas. Quando ele recebe as jovens, que depois seriam as Josefinas, imaginamos a alegria da alma deste devoto em associar-se a elas nesse sonho de um Instituto religioso dedicado a São José. Já lhe era bastante precioso ter tido um Seminário São José, uma catedral dedicada a São José, colaborar com a obra de um hospital sob o nome de São José, enfim, parece-nos que não somente Dom Lustosa ia de encontro a São José, mas o próprio São José lhe era familiar, próximo, providente, de modo que a devoção se nutria dessa proximidade do Patrono da Igreja para com o Servo de Deus.

A profunda devoção a São José levou Dom Lustosa a elaborar, seguramente em oração, uma pequena novena em honra do pai putativo de Jesus. Esta novena de breve estrutura começa com a invocação do GLORIOSO SÃO JOSÉ, uma súplica de virtude e orações comuns para conclusão. Na verdade, em cada dia da novena, Dom Lustosa vai demonstrando sua intimidade com São José. É visivelmente uma oração que nasceu da contemplação de São José, da vida interior de Dom Lustosa, que com confiança filial, relacionava-se com São José.

A novena nasceu em 1958 e hoje, no ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco, muito pode nos ajudar a crescer na intimidade com São José e cada vez mais nos levará às virtudes do Bem-Aventura esposo da Virgem Maria. Sim, com o Servo de Deus, Dom Antônio d Almeida Lustosa, desejamos viver bem esse providente Ano de São José.

Vale também recordar que a novena a São José foi composta em 1958, quando a humanidade passava por uma onda de enfermidades, especialmente a gripe asiática, que foi uma pandemia, que durou entre 1957 e 1958, causada pelo vírus da gripe A, H2N2, naquela época houve cerca de um milhão de vitimas fatal em todo o mundo. Também em nosso tempo enfrentamos uma pandemia. Que com São José e com o Servo de Deus, Dom Antônio de Almeida Lustosa, possamos alcançar a superação desse momento presente de tanto luto e dor.

Agora fazemos algumas atualizações sobre Processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus, Dom Antônio de Almeida Lustosa. Fomos informados que ao início de fevereiro de 2021, com a ajuda de Cristina Marinelli e do Relator na Causa dos Santos, Dom Maurizio Tagliaferri, foi concluída a Positio das Virtudes do Servo de Deus. Com esse importante passo, ficamos a aguardar a aceitação por parte do Santo Padre, para que o Servo seja reconhecido Venerável e se passe à investigação de possíveis milagres. Em todo o processo é de suma importância a nossa oração, especialmente neste momento.

A novena em honra a São José, composta por Dom Lustosa, você encontra no instagram: comissao_dom_lustosa.

Segue abaixo a oração pela causa de Beatificação Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa.

ORAÇÃO

Dignai-vos, Senhor, aceitar a caminhada de nosso irmão Dom Antônio de Almeida Lustosa rumo ao altar.

Ele, que em vida soube ser vosso servo fiel, imolando-se no pastoreio das almas, ensinai-nos hoje admiráveis exemplos de virtudes cristãs praticadas com tanto zelo sacerdotal.

Concedei, Senhor nosso Pai, a graça que por sua intercessão vos pedimos. Amém.

 Pai nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

Pe. Abimael F. Nascimento, msc

Membro da Comissão pela Causa de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa.

2 Comentários »

2 Comentários »

  • Marcus Vinícius disse:

    É gratificante e elogiável a mensagem do padre Abimael, msc, Missionário do Sagrado Coração, Sociedade ou congregação religiosa trazida a Fortaleza pelo Servo de Deus Dom Lustosa, que une de forma indissolúvel o pai da Família Santa e Sagrada ao 2* Arcebispo de Fortaleza..

    Mais do que isso converge as qualidades espirituais e as virtudes celestiais de santidade e humildade cujo relevo é exaltado no luminoso artigo apresentado pelo Assessor Teolótico e Referência da Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Domingos Antônio de Almeida Lustosa.

  • Marcus Vinícius disse:

    É gratificante e elogiável a mensagem do padre Abimael, msc, Missionário do Sagrado Coração, Sociedade ou congregação religiosa trazida a Fortaleza pelo Servo de Deus Dom Lustosa, que une de forma indissolúvel o pai da Família Santa e Sagrada ao 2* Arcebispo de Fortaleza..

    Mais do que isso converge as qualidades espirituais e as virtudes celestiais de santidade e humildade cujo relevo é exaltado no luminoso artigo apresentado pelo Assessor Teológico e Referência da Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Dom Antônio de Almeida Lustosa.


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Coletiva de Imprensa, na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dia 15, às 13h

Coletiva de Imprensa, na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Dia 14/04, às 13h,

Coletiva de Imprensa, na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dia 13, 13h.

Ao vivo: Principais notícias da 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil na edição especial do Boletim Igreja no Brasil, dia 12 de abril, 19h.

Coletiva de Imprensa, na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dia 12/04, 13h.