O absoluto em Charles de Foucauld | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

O absoluto em Charles de Foucauld

Padre Geovane Saraiva*

Neste início de 2021, procurei dar um mergulho em Deus, por ocasião do nosso retiro, o qual poderia ter sido bem melhor, se não fosse minhas limitações, a partir do bem-aventurado Charles de Foucauld. Fomos desafiados a beber, nos dias 5, 6 e 7, da inesgotável fonte de água da Galileia, precisamente aquela imprescindível água cristalina de Nazaré, onde encontra-se a vida oculta do Filho de Deus, envolvendo-nos todos nós no ministério. Com a consciência de que a espiritualidade de Nazaré é a do silêncio, do abandono e do mergulho em Deus. É a espiritualidade da transfiguração de quem quer descer, de verdade, do Monte Tabor, depois do batismo nas águas santificadas do Jordão, sendo conduzido, em seguida, ao deserto. É o ser humano que se encontra consigo mesmo, num passeio profundo pela montanha do seu próprio coração. Ele jamais pode perder de vista o mistério de Nazaré.

O livro Francisco de Assis e Charles de Foucauld, do bispo franciscano Dom Beto Breis, muito tem me ajudado neste início de ano. A despeito da figura humana de Charles de Foucauld, na sua condição limitada e pecadora, dominado pelas paixões transitórias do mundo, ao mesmo tempo acolhendo a graça de Deus em seu interior, o autor se apoia no primeiro biógrafo, René Basin, colocando-nos o seu milagre da alma como esplendor dos olhos, interiorizando-o como absoluto, soberano e irrefutável, aproximando-se de Francisco de Assis. Também para se compreender o místico Charles de Foucauld, ele encontra o auxílio de François Six, deixando claro em Padre de Foucauld “um Francisco de Assis para os nossos tempos”, sem esquecer o homem radicalmente humilde e pobre, numa vida a encantar milhares de irmãos, intimamente próximo do Poverello di Assisi, bem de acordo com o Evangelho, em Camillo Deleaux.

Grande é a graça, enorme, sem igual para o mundo, com Charles de Foucauld, canonizado pelo Papa Francisco, na Liturgia de Pentecostes de 2021, tudo a partir de Jesus de Nazaré, ao fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo (cf. Hb 2, 17). Encanta-nos o fascínio das referidas criaturas humanas, vendo nelas a face terna e afável de Deus, tornando-as inexorável e radicalmente humanas, como nas palavras do escritor: “Dois homens de tempos tão distantes entre si, mas que se aproximam, de modo extraordinário, de um encanto comum: o fascínio pelo mistério da encarnação e o modo apaixonado e terno a seguir os passos daquele que, sendo Deus, assumiu nossa humana fragilidade”.

“A cada um de nós foi dada a graça na medida do dom de Cristo” (cf. Ef 4, 7). Em Cristo, segundo sua vontade, no seu projeto de amor, se concede o presente da graça para cada batizado, realizando, de um modo progressivo e passo a passo, nele uma mudança, transformando-o em “nova criatura”. Que Francisco de Assis e Charles de Foucauld nos façam compreender melhor a loucura do mundo, como na compreensão profética de Dom Helder Câmara: “Quando os problemas se tornam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes”. Assim seja!

*Pároco de Santo Afonso, blogueiro, escritor e integrante da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF).

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Nota de falecimento

Carta por ocasião do 58° Dia Mundial de Oração pelas Vocações

ORIENTAÇÃO DIANTE DO DECRETO DE 17 DE ABRIL DE 2021

Mensagem do Papa Francisco ao Episcopado Brasileiro

CNBB DIVULGA MENSAGEM AO POVO BRASILEIRO APROVADA PELOS BISPOS REUNIDOS EM ASSEMBLEIA