Leitura Orante: DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR: Evangelho de Mt 28,16-20 | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Leitura Orante: DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR: Evangelho de Mt 28,16-20

DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR: Evangelho de Mt 28,16-20
Tema: “A garantia de Jesus, para aqueles que o seguem”

Passos da Leitura Orante

Invocação à Santíssima Trindade

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Creio,  Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo. Trindade Santíssima Pai, Filho, Espírito Santo – presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser. Eu vos adoro, amo e agradeço. Amém

LEITURA: (Verdade) O que diz o texto? 

Proclamação da Palavra na Bíblia: Mt 28,16-20. (Observe os lugares, as palavras e tudo que lhe chamou a atenção.)

MEDITAÇÃO: (Caminho) O que o texto diz para nós, hoje?

Hoje é o dia da Ascensão do Senhor e também o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.” (Jo 20,19)  A paz na lógica de Jesus. Não uma paz de negócio, de faz de conta. Mas a paz que traz a dignidade da pessoa,(,) a paz  do amor, a paz do plano de amor de  Deus .

Jesus se faz presente na comunidade. As portas fechadas  não podem impedir que ele esteja no meio dos que nele acreditam. Até hoje é assim! Quando estamos reunidos, mesmo com todas as portas fechadas, Jesus está no meio de nós. E até hoje, a primeira palavra de Jesus é e será sempre: “A paz esteja com vocês!” Ele mostrou os sinais da paixão nas mãos e no lado. O ressuscitado é o crucificado! O Jesus que está conosco na comunidade não é um Jesus glorioso que não tem mais nada em comum com a vida da gente. Mas é o mesmo Jesus que viveu nesta terra, e traz as marcas da sua paixão. As marcas da paixão estão hoje no sofrimento do povo, na fome, nas marcas de tortura, de injustiça. É nas pessoas que reagem, lutam pela vida e não se deixam abater que Jesus ressuscita e se faz presente no meio de nós.

O evangelista Mateus descreve a Ascensão de Jesus. O Mestre e os discípulos vão ao monte, na Galileia, como se voltassem aonde  tudo começaram. “Chegaram ao monte”. O monte simboliza a ascensão, onde o Mestre lançou seu manifesto inicial, descrito no Sermão da Montanha, em Mateus, capítulos 5 a 7. Foi onde também se transfigurou – Mateus 17.

Os onze discípulos representam toda a Igreja de todos os tempos. Eles veem o Ressuscitado e vão ser suas testemunhas. Jesus afirma sua “plena autoridade” quando diz: “Deus me deu todo o poder no céu e na terra”. Assim, envia os discípulos a todos os povos. Não para serem mestres. Mas, para “fazer discípulos” de Jesus, seus seguidores.  Apresenta-lhes também o método de evangelizar: que comecem batizando-os em nome da Santíssima Trindade e despertando a vida de acordo com o ensinamento de Jesus. Termina, garantindo que estará com os que o seguem “todos os dias, até o fim”.

“Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5). Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo. (Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O Papa Francisco na sua mensagem em comemoração ao  dia mundial da Comunicação “Gostaria, pois, de dar a minha contribuição para a busca dum estilo comunicador aberto e criativo, que não se prontifique a conceder papel de protagonista ao mal, mas procure evidenciar as possíveis soluções, inspirando uma abordagem propositiva e responsável nas pessoas a quem se comunica a notícia. A todos queria convidar a oferecer aos homens e mulheres do nosso tempo relatos permeados pela lógica da «boa notícia».

Os bispos, em Aparecida: “Em nosso século tão influenciado pelos meios de comunicação social, o primeiro anúncio, a catequese ou o posterior aprofundamento da fé não podem prescindir desses meios”.  No contexto atual, “Colocados a serviço do Evangelho, eles oferecem a possibilidade de difundir quase sem limites o campo de audiência da Palavra de Deus, fazendo chegar a Boa Nova a milhões de pessoas…” (DAp 485).

Assim, como Jesus subiu ao céu, que a comunicação seja numa dimensão que  transmita a verdade, voltada  para um olhar  em direção ao Alto, chegando àquele que é emissor e ao que é receptor.

ORAÇÃO: (Vida) O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Neste Domingo da Ascensão do Senhor, também dia Mundial dos Meios de Comunicação Social, vamos rezar, para que os comunicadores sejam instrumentos nas mãos de Deus, colocando Jesus Cristo, como o comunicador, por excelência. VEJA A MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O 51ª DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

ORAÇÃO DO COMUNICADOR CRISTÃO.

Ó Deus, que para comunicar vosso amor aos homens, enviastes seu Filho, Jesus Cristo, e o constituístes Mestre, Caminho, Verdade e Vida da humanidade, concedei-nos a graça de utilizar os meios de comunicação social – imprensa, cinema, rádio, audiovisuais… – para a manifestação de vossa glória e a promoção das pessoas. Suscitai vocações para essa multiforme missão. Inspirai aos homens de boa vontade a colaborarem com a oração, a ação e o auxílio material, para que a Igreja anuncie o Evangelho a todos os homens, através desses instrumentos. Amém.

BÊNÇÃO BÍBLICA
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
(Nm 6, 24-27).

Elaboração: Padre Francisco Ivan de Souza e Haydée Bomfim Morais

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Paróquia de São José – Canindé divulga programação do Maio Mês de Maria

Casa de acolhimento a migrantes e refugiados é implantada na Arquidiocese de Fortaleza

Os 30 Santuários que participam das orações de maio pelo fim da pandemia

Como funcionam as estruturas que apoiam o ministério do Papa. A Congregação para os Bispos na entrevista com o Prefeito, Cardeal Marc Ouellet

FALECEU DOM ANDRÉ DE WITTE, PRESIDENTE DA COMISSÃO PASTORAL DA TERRA