Iniciativas de oração marcam início da Campanha Mundial de combate à fome | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Iniciativas de oração marcam início da Campanha Mundial de combate à fome

01-logo_vertical400O presidente da Cáritas Internacional, cardeal Oscar Andrés Rodrigues Maradiaga, enviou um convite aos bispos, dioceses e comunidades de todo o mundo para um gesto de oração, que marcará o início da Campanha Mundial contra a fome e a pobreza. O evento ocorre no próximo dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, e tem como tema “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”. No Brasil, a campanha é promovida pela CNBB e pela Cáritas Brasileira e o lançamento será sede da Conferência dos Bispos, a partir das 14h, em Brasília (DF).

“O elemento essencial desses recursos é a oração, especialmente o ‘Pai Nosso’, que o próprio Senhor nos ensinou e acima de tudo, a Eucaristia. Portanto, espero que a oração acompanhe esta campanha, a fim de inspirar a conversão necessária e novas iniciativas nas nossas dioceses, paróquias, comunidades cristas e religiosas, escola e familiares”, explica o cardeal.

Os regionais e dioceses da CNBB são convidados a participar da “onda de oração” que percorrerá várias partes do mundo, dando início às atividade da campanha. A mobilização internacional quer debater a realidade da pobreza no Brasil e no mundo. No lançamento da campanha, será divulgada uma mensagem do papa Francisco de apoio à iniciativa mundial.

Motivações

O cardeal Oscar Andrés pede, na carta, que os bispos promovam o lançamento da campanha em âmbito diocesano, envolvendo as paróquias, sob a supervisão da Cáritas local e com ajuda as pastorais das dioceses. Outra sugestão é que a campanha seja apresentada durante as celebrações e missas. “Esta luta agora deve ser intensificada por uma maior mobilização dos agentes pastorais e dos fiéis, e ação em todos os níveis, de modo que todos possam contribuir para eliminar a desgraça da fome no mundo”, comenta o presidente da Cáritas Internacional.

A campanha integra uma mobilização mundial da Caritas Internationalis que articulou as 164 organizações em favor da vida, dos direitos humanos e da justiça social. A onda de oração iniciará na ilha de Samoa, na Polinésia, prosseguindo por todo o mundo. Veja o mapa o roteiro de orações: clique aqui

A Cáritas e a CNBB pretendem com a campanha, que vai até 2015, sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a realidade da fome, da miséria e das desigualdades no Brasil e no mundo, garantindo esse direito a todos os cidadãos de forma igualitária. Saiba mais: www.caritas.org.br

Confira a oração sugerida:

Oração da Campanha Mundial

Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas

Senhor Nosso Deus, que nos confiaste os frutos da criação para que cuidássemos da Terra e nos alimentássemos de sua generosidade. Enviaste teu Filho para partilhar sua própria carne e sangue e para ensinar-nos a Lei do Amor. Por Sua morte e ressurreição, nos tornamos uma única família humana. Jesus teve grande preocupação com as pessoas que não tinham o que comer. Transformou cinco pães e dois peixes em um banquete que alimentou mais de cinco mil pessoas. Viemos diante de Ti, Senhor, conscientes de nossas fraquezas, mas com muita esperança, para compartilhar o alimento com todas as pessoas da grande família humana. Na Tua sabedoria, ilumina os governantes e todos os cidadãos e cidadãs a encontrar soluções justas e solidárias para acabar com a fome no mundo e garantir o direito de cada ser humano à alimentação. Por isso Te pedimos, Senhor Nosso Deus, que ao nos apresentarmos diante de Ti, possamos nos proclamar como parte de “Uma Família Humana” com “Pão e Justiça para todas as pessoas”. Amém! Axé! Hawere! Aleluia!

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Atualização da Nota de esclarecimento sobre o novo Decreto do Governo do Estado do Ceará

Papa Francisco aceita pedido de renúncia de dom Edson de Castro Homem, até então bispo de Iguatu (CE)

Nota de esclarecimento sobre o novo Decreto do Governo do Estado do Ceará

São José

O Servo de Deus e o a Ano de São José

Seminaristas de Teologia são admitidos às Ordens Sacras